23/08/2010

Segurança na Internet

A internet revolucionou a cominicação do mundo {#}. Não é incrível a gente falar com pessoas que vivem em lugares super distantes? E a velocidade das informações? Acontece uma coisa lá no Kasaquistão e a gente fica sabendo minutos depois. Só que a gente tem que tomar cuidado, pois tem gente que usa a internet para prejudicar pessoas ou cometer crimes graves {#}.
Tem todo tipo de coisa acontecendo: gente que passa vírus por e-mail, por links no orkut, em sites, gente que divulga coisas que são contra a lei (nazismo, homofobia, pedofilia, por exemplo), gente que finge ser outra pessoa ou finge estar bem intencionado para enganar e encontrar alguém prejudicando a pessoa de alguma forma (estupro, sequestro, assassinato, por exemplo), xiiiiiiiiiii um monte de coisa {#} , esses são só alguns exemplos.
Então, como se protejer{#} Ai vão algumas dicas:
(veja bem: algumas! Tem muito mais coisa que você pode fazer, pesquise pela internet, fale com alguém que entende do assunto)
Sabe aquelas correntes de e-mail e orkut? Aquelas que você recebe uma mensagem de alguém que te ama e que você tem que enviar pra 15 pessoas ou um milhão de tragédias vão acontecer na sua vida (que forma estranha de amar, em? XD)? Ou então, aquelas de crianças desaparecidas ou doentes que recebem um centavo por cada e-mail que se envia à corrente?
Pois é, sabe pra quê isso serve {#}? É só pra fazer circular os e-mail das pessoas que enviam ou encaminham essas mensagens, assim os spammers (pessoas que divulgam todo tipo de porcaria pela net, incluíndo vírus) pegam esses e-mail para enviar spam (e-mail com divulgação de qualquer tipo de informação (como dicas mentirosas) e aplicam golpes e estelionato.
Por isso, quando receber correntes e pedidos para encaminhar, não façam isso, pois vocês expõem os seus e-mails e o dos seus amigos a pessoas mal intencionadas. E se o e-mail disser que é para ajudar uma criança com câncer ou outra doença a receber dinheiro, também não acreditem. Essas mensagens circulam na net por muitos anos. Para quem quer ver um pouco mais das muita mentiras que circulam na net, consulte o site http://www.e-farsas.com/ {#}Lá tem uma seleção dessas correntes que eles pesquisaram para ver se são falsas!
A internet passa uma sensação de segurança porque você está longe da pessoa com quem está conversando. Você pode pensar: "eu nunca vou ver ele(a) mesmo!" e sair dizendo um monte de coisa para aquela pessoa que você conheceu pela internet. Acontece que dependendo das infomações que você solta na net, a pessoa pode te encontrar sim! Um exemplo: dê uma olhada nas suas comunidades do orkut, olhe o quanto elas dizem sobre você. O seu perfil talvez informa a sua cidade. Se você tiver na comunidade do seu colégio e em uma do tipo "Eu odeio acordar cedo", qualquer pessoa pode supor que você estuda de manhã e vendo suas fotos, não é difícil ir ao seu colégio e encontrar você {#}.
Também não dê informações como telefone, endereço, locais que você frequenta ou qualquer tipo de coisa que permita a alguém lhe encontrar! Cuidado com o que você diz no msn, bate-papo, blog, orkut, na internet! Algumas pessoas fingem ser outras para conseguir essas infomações. Por exemplo, pode ser que aquele garoto legal que você conheceu seja um cara de uns 30 anos e não de 15 como ele havia dito. Como você vai saber? É só ele pegar a foto de um garoto e botar no perfil dele. Você sabe como é fácil criar um perfil ou conta fake (falsa) e meninos e meninas podem ser enganados, viu?
Já foram divulgados vários casos de adolescentes que saíram de casa para encontrar um(a) amigo(a) ou namorado(a) da internet e desapareceram. Esses enganadores podem estuprar, sequestrar e matar.
Se você tem um contato e percebeu que ele não é tão amigo assim, que pode ser alguém perigoso ou desagradável e que fica lhe mandando porcaria {#}, você pode excluir ele ou bloquear {#}! Se não der certo, vale à pena criar outra conta pra você.
Sites legais:
Cartilha de segurança na internet (bastante completa e com informações muito úteis sobre segurança em tudo o que você faz pela net como comprar, se comunicar, ler): https://sac.uol.com.br/info/cartilha/index.jhtm
Movimento intenet segura (também contém várias dicas e notícias sobre segurança): http://www.internetsegura.org/
Uma navegação segura a todos {#},
Amanda {#}

Nenhum comentário:

Postar um comentário