20/08/2010

Dietas pra que te quero!

Quantas vezes você já não se achou gordinha(o) e por isso começou uma dieta maluca para perder bem rapidinho o que você acha que precisa? Pois é, e dieta hoje tem pra tudo: da lua, da sopa, do suco... mas será que elas te ajudam mesmo? Vamos agora responder os mitos e verdades sobre dietas e tenho certeza que você vai conseguir o que deseja sem causar problemas para o seu organismo.
ANTES DE MAIS NADA, SERÁ MESMO QUE VC ESTÁ PRECISANDO EMAGREÇER? O IDEAL É IR AO MÉDICO ANTES, DAR UMA CHECADA GERAL, MUITAS VEZES O NUTRICIONISTA OU O ENDOCRINOLOGISTA PODEM TE AJUDAR NISSO, INCLUSIVE PERSONALISANDO DIETAS QUE SERÃO MARA PARA VC, além de fazer o acompanhamento necessário. Mas vc precisa entender certas coisas tb:
1º Esqueça isso de dieta milagrosa que vai fazer você secar de um dia pro outro. NADA QUE AGE ASSIM TÃO RÁPIDO FAZ BEM PARA O ORGANISMO. O máximo que você vai conseguir é engordar tudo bem rapidinho e ficar a vida toda naquele maldito EFEITO SANFONA, aí meu amor... aparecem estrias... que chato! E isso tem explicação biológica --> Seu cérebro não entende o que é uma DIETA, pra ele, você é um animal e se um dia ele percebe que você tá perdendo peso muito rápido, ele vai fazer de tudo pra recuperar, vai mandar armazenar comida ao máximo... ou seja você não vai conseguir emagrecer.
SOLUÇÃO = Se organize de modo que você perca peso, mas de 1 Kg até 3 Kg por mês, e olha que 3 ainda é beeem considerável... Assim seu cérebro vai entender que vc não tá passando fome, que está tudo bem e não vai "interferir".
2º Outro motivo para você evitar essas dietas malucas que saem por aí: a maioria delas funciona retirando da sua alimentação por algum tempo, algum tipo de alimento (proteína, carboidrato, etc...). Isso pode até te emagrecer, mas você vai cair no 1º passo de novo. Sem falar que isso é EXTREMAMENTE PREJUDICIAL À SUA SAÚDE, POIS TODOS OS COMPONENTES RETIRADOS NESSAS DIETAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA NOSSO CORPO FUNCIONAR CORRETAMENTE.
SOLUÇÃO= olha a pirâmide lá no começo do texto, ela mostra o que a gente deve comer para "funcionar" bem: alimentos integrais, azeite, soja estão destacados como boa quantidade, seguido de frutas e verduras, depois vem a carne branca (peixe) já um pouco reduzido, laticíneos e depois em MENOR QUANTIDADE CARNE VERMELHA, MASSAS...
3º Para emagrecer com saúde, você precisa mesmo é COMER CORRETAMENTE. Você precisa aumentar a ingestão de coisas integrais, futas e verduras, principalmente, mas não pode deixar de comer o que está na pirâmide... No mais, você deve manerar na quantidade de massa, arroz, pão, mas ainda deve comê-los (as versões integrais são menos calóricas). E boa notícia, você pode comer tranquilamente saladas e fruta !
4º Passar muito tempo sem comer é outra furada, seu cérebro vai achar você tem pouco alimento disponível e vai fazer você comer muito quando tiver chance, vai acabar engordando (Fora o mau hálito que fica quando você passa muito tempo em jejum). Coma um lanchinho (fruta, gelatina, barrinha cereal, suco) de três em três horas. Isso não vai te engordar porque são alimentos leves, mas vai fazer você comer menos nas refeições principais (almoço e jantar).
5º Beba bastante líquidos, água principalmente. Ela faz tudo bem bom no organismo, além de hidratar e ajudar no funcionamento de rins e intestinos, o que vai ajudar você a não ficar inchada(o).
6º Reduza a coisa certa = Refrigerantes, doces, frituras... isso além de fazer muito mal pra saúde, só engorda...
7º Atividade física sempre, né? Uma caminhada que seja já ajuda muito tanto na redução de peso como no melhoramento do seu corpo todo, mas nada de pegar pesado!
8º Persistência sempre. Emagrecer é demorado e você fará um esforço pra se acostumar nas primeiras semanas, mas se você seguir esses passos será bem mais fácil, pois você não está forçando seu corpo.
9º Se permita um dia na semana fazer uma PEQUENA extravagância... não vá cortar tudo o que você gosta de uma hora para outra. O certo é você aprender a reeducar sua alimentação, mas isso não quer dizer que você precise acabar pra sempre de comer aquele brigadeirão... a vida tem que ser prazerosa. NÃO ESQUEÇA, VOCÊ ESTÁ FAZENDO UM ÓTIMO TRABALHO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E CLARO QUE ISSO TE PERMITE, NUMA BOA, FAZER ALGO ASSIM... SÓ NÃO VALE TAMBÉM PERDER O CONTROLE... HIHIIHI
10º De olho no peso ideal para sua altura viu e idade, viu? Por isso é sempre bom acompanhamento médico.
ESSE TEXTO É PARA ESTIMULAR AS PESSOAS QUE TEM EXCESSO DE PESO A CUIDAR DA SAÚDE E APRENDEREM A COMER CORRETAMENTE, PERDENDO OS QUILINHOS A MAIS DE MANEIRA SAUDÁVEL, FUGINDO DAS DIETAS MALUCAS QUE ACABAM COM O CORPO. MAS APENAS PARA ISSO, PORQUE ESSE NEGÓCIO DE GENTE-PALITO QUE INVENTARAM QUE TÁ NA MODA... A GENTE TÁ FORA, VIU ? EMAGRECER POR SAÚDE, NÃO POR ESTÉTICA!

Lívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário