19/08/2010

Como se pega isso?!

Você já deve estar enjoado(a) de tanto ouvir que deve usar camisinha pra se proteger de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs = doenças que se pega através do sexo), né? Mas... Por quê? Por que a camisinha protege? Como ela protege? E de que ela protege? É só usar sempre camisinha em todas as transas que eu nunca vou pegar uma DST?
Vamos tentar esclarecer isso agora? Se, depois de ler, você ainda tiver dúvidas: PERGUNTE O QUANTO QUISER!

Boa parte das DSTs são causadas por seres invisíveis aos nossos olhos de tão pequenos que são como os vírus e as bactérias. A camisinha funciona como uma barreira contra esses microorganismos (seres que só podem ser vistos com um aparelho chamado microscópio) não permitindo que eles passem do corpo da pessoa que está infectada (ou seja, que contém esses seres, mesmo sem parecer estar doente) para a que não está e assim ela não fica doente.
É dessa forma que a camisinha previne a gravidez também, porém nesse caso a camisinha é uma barreira contra a entrada de espermatozóides (que são células do corpo do homem e não seres causadores de doenças) na vagina.

Mas...como se pega cada doença?

AIDS (ou SIDA em português)
Essa doença é causada por um vírus (chamado HIV) quando ele entra no nosso corpo. E como ele pode entrar? Através do contato com o sangue! Se uma pessoa tiver o vírus em seu sangue e ele entrar em contato com o sangue de uma pessoa que não tem, o vírus pode entrar no corpo dessa pessoa e ela terá a doença. Quando se faz sexo (vaginal, anal, oral, etc) o contato entre os órgãos (pênis, vagina, ânus, boca, etc) abre alguns vasos sanguíneos muito pequenos, ou seja, o sangue entra em contato e você nem vê! Assim, a camisinha protege porque impede o contato entre o sangue.

Este artigo continua com mais doenças!

Amanda

8 comentários:

  1. eu transei sem camisinha e estou comedo de pegar dst onde é o medico q vc tinha receitado na escola.....Para professora livia

    ResponderExcluir
  2. oi caro (a) criaturinha anônima! Em primeiro lugar, parabéns por vc tomar essa iniciativa! É muito importante quando a gente decide cuidar de si mesmo. Sobre os CTAs, olha esse link, que é o da página do blog que dá endereço, telefone e algumas informações:
    http://espacojae.blogspot.com/search/label/Dicas%20e%20Utilidades

    vejá lá!^^

    ResponderExcluir
  3. fessora livia, ainda nao faço sexo mas qria saber..como eh q por essa camisinha feminina?quanto custa numa farmacia(em media)? pq eh tao dificil de encontrar? existem algumas q tem gosto q nem as masculinas?qaul eh mais confortavel de fazer..masc. ou fem.? uma pessoa q vai fazer sexo pelo primeira vez..eh aconselhavel usar esse tipo de camisinha(fem)?bjus

    ResponderExcluir
  4. oi Heloisa! Boas perguntas, vamos lá:
    1: Não entendi muito bem essa pergunta, é sobre como colocar a camisinha feminina? Se for, bem, ela é semelhante a masculina, veja na foto acima que ela possui dois aros, um em cada extremidade,um deles fica dentro (aro fechado) da vagina e o outro por fora (aro aberto). É complicado explicar escrevendo, depois vou trazer as ilustrações que vem na própria camisinha, que ensina como colocar.

    2: Olha como vc escreveu nunca vi em farmácia. Acho que não há muito interesse em divulgar esse preservativo, ou talvez seja um pouco mais caro para fabricar que o preservativo masculino. Vc pode encontrá-la em ONGs ou alguns postos de saúde.

    3: Isso de ser confortável depende. A camisinha femina dá um certo conforto pq pode ser colocada horas antes do sexo, o que é vantajoso em relação à camisinha masculina, dá mais independência à garota, embora algumas não gostem da aparência dela...^^

    4: Como a camisinha feminina é de uso interno, seria melhor não usar na primeira vez.

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. ok..leve mesmo as instruções pra sala..bjus..vlw pelas respostas

    ResponderExcluir
  6. não vou levar....Vou criar um artigo!^^

    ResponderExcluir
  7. ja vi o artigo ta oootimo..vlw...bjus

    ResponderExcluir
  8. ja vi o video tbm..ela faz uma voz meio sensual neh!

    ResponderExcluir