20/08/2010

Por dentro da MODA


Um belo dia, um de nossos ancestrais resolveu se cobrir com a pele de outro animal e foi ai que tudo começou...

 

A palavra “moda” é originada de uma palavra latina (ou seja, do latim, a língua falada no Império Romano): modus, que significa “modo”, “maneira”. É a união entre o jeito que as pessoas se vestem e o tempo, ou seja, ela é a relação entre as roupas que usamos no dia-a-dia, a política e a sociedade. 

 

Perai!!! {#} Como é? O que tem haver moda, política e sociedade?{#} Muita coisa!

 

Por exemplo, na época da Primeira Guerra Mundial (1914-8) em alguns países, as mulheres tiveram que trabalhar fora de casa especialmente em fábricas de armas (enquanto os homens lutavam nas trincheiras), assim suas roupas tornaram-se mais práticas (as saias diminuíram de tamanho: ficaram até a canela! {#}). Além disso, nos períodos de guerra surgiram também tecidos mais baratos, pois durante a guerra é preciso economizar.

Outra coisa interessante: o avanço das pesquisas espaciais na época da Guerra Fria também influenciou a moda, pois alguns tecidos criados para serem usados pelos astronautas passaram a ser usados por nós! {#}

E mais, você já notou que, geralmente, um grupo de pessoas com idéias pensamentos e opiniões parecidas se veste de forma parecida também?

 

 

A banda Restart (a da primeira foto do artigo) é um dos símbolos da nova moda dos "Coloridos". É fácil notar que muitas pessoas já entraram nessa onda por gostar dessa banda ou de outra banda do mesmo estilo.

A moda marca uma época ou período da história, se você olhar fotos de várias décadas vai ver como as roupas são parecidas entre as pessoas da mesma foto e diferentes comparando uma foto com outra. Observando a moda, a gente pode entender muito sobre a vida das pessoas que viviam em determinado período da história. Vamos fazer um teste? Observe essas imagens. O que você consegue dizer sobre as pessoas dessas épocas? Como você acha que era a sociedade em que elas viviam? O que você acha que era diferente do que é hoje?


 

Muita gente tem preconceito com relação à moda, principalmente por ela ser desse jeito "mutante" (ou seja, que muda sempre) e por ser algo ligado à aparência, então algumas pessoas afirmam que a moda é algo superficial, uma futilidade (ou seja, sem valor, inútil). O que você acha? Bem, criticando ou não a moda, ninguém escapa dela! Tudo o que a gente usa tem uma longa história por trás que talvez a gente nem conheça... 

 

"Ummm, o que será que há por trás de vocês?"


E se a gente reparar, aquelas pessoas que dizer odiar moda acabam entrando nela também. {#}
É claro que, algumas vezes, essa nossa mania humana de "entrar na moda" é usada por algumas pessoas que querem se dar bem. Muitos empresários dão um jeitinho para que algum produto (tipo de roupa, música, filme, acessórios...) pareça estar na moda. Eles botam o produto na novela e enchem a tv de propaganda, então todo mundo pensa que aquele produto é o máximo, que todo mundo tá usando, corre para comprar e o cara ganha rios de dinheiro. A gente tem que ter cuidado ao comprar e usar algo. Às vezes, a gente usa uma coisa só porque todo mundo tá usando, mas você está gostando? Aquilo combina realmente com o que você é? Qual será o interesse por trás desse produto? Que idéia esse produto passa?
Comente esse artigo: o que você pensa sobre a moda? Você tem um estilo? Como você define esse estilo?
Dica de filme: "O Diabo Veste Prada" (2006) - Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim. Dentro desse contexto, o filme nos mostra como a moda influencia nossas vidas.
Fontes utilizadas para esse artigo:
Artigo "O que é moda?" por Fernanda Miranda do site Viva itabira;
Artigo "O Diabo veste Prada" do site "Adoro cinema" (o link está nos favoritos do Já é).

Amanda{#}

Nenhum comentário:

Postar um comentário