20/08/2010

ALERTA: Vírus perigosos!


Oi, gente!
Hoje eu quero falar de duas DSTs muito sérias, mas que na maioria das vezes a gente não dá a devida atenção: Herpes e HPV. Essas duas doenças tem muitas semelhanças e por isso a gente vai aprender sobre elas juntas. Primeiro de tudo que ambas são causadas por vírus: Herpes simplex, para herpes e Papiloma virus, para HPV. Infelizmente como os vírus são muito pequenos e moram dentro das células que estão infectando, não é possível uma cura. Ou seja, quem tem, vai ter pela vida toda. Mas isso não vai impedir de ter uma vida normal, se tomar as devidas precauções... Mas primeiro, vamos aprender sobre como é cada doença:
A infecção por HPV se caracteriza com o aparecimento de verrugas nos orgão genitais, que são retiradas cirurgicamente ou com tratamento química, mas quem faz isso é o médico, logo nada se tentar isso em casa... Essas verrugas podem aparecer tanto dentro como fora do pênis e da vagina, sendo que as vezes são tão pequenas, que não dá pra ver a olho nu, daí a importância de ir regularmente ao ginecologista e ao urologista, fazer os exames direitinho.
A infeccão por Herpes simplex, se caracteriza pelo aparecimento de bolhas doloridas na boca ou nos orgãos genitais (e se vc não tomar cuidado, ela pode contagiar os olhos e outras partes do corpo). Antes os médicos diziam ter o tipo 1, que só dava na boca e o tipo 2, que dava no pênis ou vagina, mas hoje se sabe que uma pessoa que tenha Herpes na boca, se fizer sexo oral em alguém, vai passar o vírus pros genitais do/a parceito/a e o mesmo acontece se uma pessoa sadia tacar o bocão nos genitais de alguém com herpes. Por isso que a proteção dos genitais e da boca no sexo são importantes! Use camisinha em baixo e papel filme em cima, na língua! É estranho mas não pega DST!
Um problemão é que essas duas doenças só apresentam os sintomas que eu escrevi se a pessoa estiver com as defesas do corpo baixas. No entanto, se ela pratica esportes, se alimenta bem, e vive uma vida saudável, ela pode ter os vírus e nem saber, pq eles não se manifestam com verrugas ou bolhas...Aí que mora o perigo, porque com uma pessoa que parece saudável quem vai querer se proteger? GENTE NÃO FAÇAM ISSO, USEM SEMPRE PROTEÇÃO, PORQUE MUITAS PESSOAS TEM OS VÍRUS E NÃO SABEM, PODENDO PASSAR PROS OUTROS E CONTAGIAR TODO MUNDO. Você pode pensar "ah, mas eu posso pegar e o vírus nem aparecer..." Será? Não caia nessa...Nas mulheres a chance de aparecer são maiories e quem vai querer ter uma doença que não tem cura? Sofrer preconceito? Existem 98 tipos de HPV e na mulher, alguns estão relacionados ao câncer de colo de útero, umas das grandes causas de morte. E o herpes? As bolhas são muito dolorosas, e se vc estourá-las podem formar feridas ...Vai querer isso? Não, né?
Há quem diga que é possível adquirir essas doenças compartinhando objetos de uso pessoal, tipo roupa íntima, escova dente, copos e até em banheiros públicos, que não são lavados corretamente, mas eu não sei...O fato é: O QUE É SEU É SEU! Nada de ropa íntima, roupa de banho, maquiagens, toalhas e beber no mesmo copo...Viu?
E como eu faço pra saber se tenho? Não vá ficar encucado om qualquer "espinha" que aparece no seu genital! Vá ao médico, peça pra fazer o exame... Ele sabe qual é, e aí em 10-15 dias vc já sabe. Deu negativo? Ótimo, continua se cuidando. Deu positivo? Tá não é o fim do mundo, lembra que eu disse que se cuidando vc podia ter uma vida normal?
NÃO PERCA NO PRÓXIMO TÓPICO, O QUE FAZER QUANDO SE TEM HERPES OU HPV!

Lívia

2 comentários:

  1. heloisa 2º H adauto11 de dez. de 2010, 13:55:00

    essa fotinha ta bem legal e engraçada..apesar de ser um problama serio..mas ate q transmite uma certa tranquilidade

    ResponderExcluir
  2. oi Heloisa! Mas é exatamente isso que a gente aqui do Já é! quer passar. São vírus perigosos, que a gente deve evitar através da proteção, mas se acontecer de descobrir que os possui, basta que a pessoa tenha certos cuidados e tudo ficará bem! ^^

    ResponderExcluir