20/08/2010

Ideologia(s)



Ideologia

s.f. Ciência que trata da formação das idéias. / Conjunto de idéias próprias de um grupo, de uma época, e que traduzem uma situação histórica: a ideologia burguesa.

Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Ideologia

 

Você deve estar pensando: “e quê que eu tenho a ver com isso?” {#}

Ora, você é um ser humano, vive em sociedade, em grupo! E provavelmente segue uma série de idéias com as quais você concorda (ou talvez nem sabe porque as segue).

Veja a música do Cazuza e do Frejat que está no vídeo. O que você acha da letra? Pense nela, você concorda com o que eles disseram? Olha a letra ai pra você pensar melhor:

 

Ideologia

Composição: Cazuza / Frejat

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...
Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver...

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Prá nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou... (continua, mas só repete os versos anteriores)

 

Muita gente segue ou já seguiu algum tipo de ideologia, por exemplo: {#}

- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
- Ideologia conservadora: idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
- Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
- Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ideologia.htm


Você já ouviu falar delas? Sabe a influência ue cada uma teve na sua vida? Acha que não teve nenhuma? Será? Boa parte da nossa história está marcada por alguma dessas ideologias que eu coloquei acima. Então, de alguma forma elas interferiram na nossa vida.

Há quem fale da ideologia Rock, hippie, punk, cristã, emo...É só digitar "ideologia" na busca do orkut, você vai ver um monte! Então? Você tem ou segue alguma ideologia? Acha isso importante?
O importante mesmo é conhecer toda idéia que você queira seguir, seja uma moda ou algo que alguém lhe ensinou, questione isso, analise se você realmente concorda. Questione  sempre tudo o que você segue (ou quer seguir) e tente pensar: "Eu relamente acho isso legal, concordo com isso? Ou só tô fazendo porque os outros fazem, ou porque quero ser legal pra alguém ou pro meu grupo?". Por exemplo: Conheco uma menina que não gosta daquela série de filmes e livro "Crepúsculo, Lua nova...Etc..". Mas ela compra revistas que falam sobre o assunto porque está todo mundo falando sobre isso, inclusive as amigas dela! Imagine como deve ser chato você ficar lendo ou assistindo algo que não gosta só por causa de outras pessoas (se você já fez isso, sabe como é, nem precisa imaginar). Esse é um exemplo simples, mas existem outros, mais perigosos até! Como pessoas que matam outras por seguirem determinadas idéias e assim vai...Então, questione tudo o que você for seguir para que você não se meta em coisas graves, ou simplesmente não fique fazendo coisas que não gosta sem necessidade.

E aí ? Você precisa de ideologia pra viver? Você tem alguma? Sente falta de ter? Comenta ai, dê a sua opinião!

Amanda ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário