20/08/2010

Herpes e HPV- Deu positivo, e agora???

Olá, pessoal!
Desculpem a demora, tive problemas com o pc. Pois bem, vamos continuar aquele assunto que iniciamos no post: Vírus perigosos... Lá falei sobre essas duas doenças, o que são, como se transmite, qual o agente causador e os sintomas. Então depois disso tudo, vc fez o exame e deu positivo...Calma não é nenhum bicho de 7 cabeças, vamos ver o que fazer...
No caso do HPV- Depois de confirmado que a pessoa tem, isso por um exame tipo papanicolau, biópsia e talz, tudo pelo médico, e tratado das verrugas da maneira correta, o ideal é fazer um outro exame para saber qual o tipo de HPV que a pessoa tem. Isso é importante porque existem mais de 98 tipos e uns são mais perigosos que outros, alguns mais ligados com a incidência de câncer nas moçoilas...Ih, pronto se o seu tipo for um desses perigosos? Calma, não precisa se desesperar, é só vc fazer um acompanhamento com seu médico, cuidar da alimentação e desse modo preventivo, evitar que qualquer coisas que vc POSSA VIR A TER seja tratado com uma super antecedência. Outra coisa importante, o HPV é um vírus oportunista, então se vc manter uma alimentação saudável, praticar esportes e fortalecer seu sistema imunológico (que faz a defesa do seu organismo) provavelmente vc não desenvolverá mais verrugas, embora o vírus fique com vc pra sempre, então, nada de transar sem camisinha! Ah, o nome do exame que detecta o tipo do vírus é "Hibridização molecular", com um bom motivo vc consegue no plano de saúde ou pode fazer em laboratórios particulares...Mas é meio carinho, só que vale a pena.
No caso de Herpes- No caso de bolhas, na boca ou nos orgãos genitais infelizmente não tem muito o que fazer...É esperar passar, fazendo uso de pomadas e outros remédios que secam as bolhas mais rápido. Durante as crises, cuidado pra não tocar nas bolhas e tacar a mão na cara ou nos outros, pq o líquido dentro delas é contagioso... Mas o ideal mesmo é você fazer tudo para impedir que elas apareçam: Cuidado com sol e calor excessivo, cuida da alimentação pra fortalecer o sistema imunológico (sim, o herpes tb é vírus oportunista), procure não se estressar e mantenha suas visitas ao médico, que poderá acompanhar seu caso e dizer qual o melhor tratamento. Durante as crises evite contato próximo, sem beijos e sexo, pode ser perigoso pro/a parceiro e pra vc (bolhas são doloridas), mas lembre-se mesmo fora das crises, vc não pode deixar de usar camisinha, pois existe risco de contágio mesmo assim. Para o tipo labial, um protetor tipo batom ajuda e para o tipo genital, no caso das meninas, fazer uso de um sabonete líquido (aqueles pra meninas, com o pH semelhante) é recomendado...Só uma vez por dia, nas outras só água mesmo..No mais, viver é o melhor remédio!
Uma boa dica pra fortalecer a imunidade é tomar um complemento vitamínico, qulaquer que o médico receite. Aí vc garante a dose diária de vitaminas e sais minerais que precisa... Nada de ficar com raiva e triste o tempo todo, xô baixo-astral! Isso já foi comprovado que diminui suas defesas...Bem, é isso, no mais vc precisa prestar atenção no que ajuda e no que piora o seu caso. Por isso pode ser legal vc fazer um diário, onde anota como vc passou o mês, o que tomou o que comeu de diferente e assim prestar atenção nas reações do seu corpo.

Espero ter ajudado...

Lívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário