20/08/2010

Como se pega isso?! (Continuação)


GONORRÉIA (esquentamento, blenorragia, corrimento, escorrimento, pingadeira)

É uma doença causada por uma bactéria que fica “morando” na mesma região por onde sai a urina, chamada de uretra ou canal urogenital (veja a figura no final deste artigo), mas que também pode se espalhar pelo corpo. Ela causa uma infecção com formação de uma secreção como um pus e a pessoa que contém a bactéria pode sentir ardor ao urinar.
Esta bactéria pode entrar no nosso corpo por qualquer abertura (vagina, pênis, boca, ânus, etc). Afinal, como funciona a camisinha? Ela é uma barreira que impede a passagem da bactéria de uma pessoa para outra, mas é só usar camisinha que tudo está resolvido? Não, pois a gonorréia também é transmitida por objetos contaminados, como toalhas calcinhas ou cuecas. Basta a bactéria estar lá! Então, além de usar camisinha, a higiene é indispensável para se previnir.
Obs.: a gonorréia pode ser transmitida também da mãe para o bebê no momento do parto, podendo gerar problemas à criança.

Figuras: Corpo do homem (primeira figura) e da mulher (segunda) vistos por dentro e de lado. Observe a Uretra ou Canal Urogenital que é onde a bactéria causadora da gonorréia fica geralmente.

Este artigo continuará com mais doenças!{#}

Um comentário: