06/03/2011

Tribos urbanas - Parte 2

Vamos continuar falando de tribos?
É, tem muita coisa, não dava pra falar em um artigo só.
Só um lembrete: A gente não está citando as regras para quem quer ser cada coisa e, muito menos, estamos definindo o que é cada tribo, pois existem várias formas de você se expressar estando em uma delas. Existem muitas variantes dos estilos que a gente já falou e ainda vai falar. Então,  é claro que a gente pode esquecer de falar sobre algo, ou falar algo que você não concorde, ok? Os comentários estão aqui pra isso! Diga o que você acha, de que tribo você se considera, por que você curte ela? Diga o que você concorda ou não.

Góticos

Gótico ou Gothic (do latim medieval gotticu) é tudo o que se origina dos Godos, o povo germânico (alemão) do século III d.C. Porém, o estilo gótico nasceu na Europa medieval (Europa da Idade média, aquela época dos cavaleiros e castelos, também chamada de idade das trevas) e envolvia (envolve até hoje) um estilo de arte (pintura, literatura, cinema, etc), arquitetura (quem for de Fortaleza, lembra da nossa catedral?), moda e música. Esse estilo sombrio e macabro influenciou o surgimento de uma tripo muitos séculos depois.
A banda The Cure
A cultura gótica moderna se desenvolveu no Reino Unido no final da década de 70 e início dos anos 80 baseada na descrença na falsa evolução da sociedade e na crítica à alienação e à falsa liberdade da sociedade. Ela abrange gostos musicais dos anos 80 até o presente, influência filosófica e literária, visual com maquiagem e penteados alternativos. A música, de forma geral, fala de decadência, descrença, além da exaltação ao prazer. Esse gosto pelo sombrio fica nítico no vestuário, essencialmente baseado no preto, algumas vezes com toques coloridos e acessórios baseados em filmes futuristas no caso dos cyber goths.


Otaku

Otaku (em japonês おたく lit. seu lar) é um termo usado no Japão para falar de  fãns qualquer coisa que seja. No ocidente, a palavra é utilizada para chamar fãs de animes e mangás em geral, então algumas pessoas não gostam do termo por causa do que ele realmente significa. Geralmente, essa tribo curte mangás, animes e vídeo-games. O estilo de se vestir varia muito de pessoa para pessoa, desde usar uma blusa com seu personagem favorito até se vestir com acessórios dos personagens. Existe também o cosplay: "Contração das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpretação), o cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. O cosplay também engloba personagens pertencentes a filmes, séries de TV, livros e animações de outros países. Existem também aqueles que caracterizam-se de figuras históricas.
Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas. O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.
Essa definição foi baseada na do site Cosplay Brasil.


Quer ver a parte 1 deste artigo? Clique aqui!

Aguarde, ainda vamos falar de:
headbanger (metaleiros)
hip-hop
hippies
nerds/geek
e muito mais!

5 comentários:

  1. gostei mto da parte gotica...mas axo q poderia falar um pouco mais..dicas de filmes..encontros...dites..musicas..os tipos de goticos...e por ai vai..mas pra mim ta massa.vlw por atender meus pedidos...vou ensar em mais coisas pra perguntar....hehe..bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Heloísa!
    Que bom que vc gostou, a gente está tentando falar um pouquinho de cada uma das principais tribos, então é claro que vai ficar faltando um monte de coisa ^^ vou tentar trazer isso que vc sugeriu agora e, se vc quiser, pode dar dicas de algo que vc conhece já que é da tribo, beleza? ;D

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Achei algumas informações legais sobre a cultura gótica. Tirei parte delas deste site:
    http://www.spectrumgothic.com.br/

    COMENTEM SOBRE O QUE VOCÊS JÁ CONHECEM!

    Para quem gosta de filmes góticos, o diretor Tim Burton é uma ótima pedida. "Edward mãos-de-tesoura", "O estranho mundo de Jack", "A lenda do cavaleiro sem cabeça" e "Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da rua Fleet" são alguns de seus filmes. O siteque passei no começo fala muito bem sobre a cultura gótica no cinema, quadrinhos e TV, aqui:
    http://www.spectrumgothic.com.br/gothic/materias/facetas.htm

    A cultura gótica também tem representantes na literatura, busque por: Edgar Allan Poe, Anne Rice (Sabe o filme "Entrevista com o vampiro"? É baseado em um livro dela!) e Álvares de Azevedo (brasileiríssimo!).

    Na música, algumas bandas se destacam: After Forever, Nightwish e The Cure são alguns representantes. Se a gente procurar bem, vamos achar goticidade no Legião Urbana, principalmente no álbum: Quatro Estações.

    ResponderExcluir
  4. gente não deixem de ver todas essas dicas da Amanda! São ótimas! Quem gosta de musical, tem que ver o Sweeney Todd...É muito bacana!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. muito obriga por postar ajuda muito para trazer trabalhos para sabeer uma pouco sobre a tripo gothica. muito obr

    ResponderExcluir