17/02/2011

Tribos urbanas - Parte 1

Olááááááá! Gente esse artigo está saíndo a pedido da Heloísa (desculpa a demora u.u')...Mas olha, em nossa defesa, "etah artigo dificir, sô!" Esse foi um pedidão. Como ele é muito grande, e seguindo a sugestão da Helô, vamos dividir em partes 1 e 2! Aproveitem!!!
Maaas...O que são tribos urbanas? Todo mundo gosta de andar com pessoas que tenham interesses em comum, que gostem das mesmas músicas, estilo de roupa, conversar sobre os mesmos assuntos... E por aí vai. 

Desde pequenininhos, a gente anda "em bandos" ^^

Assim as pessoas acabam se juntando, formando grupos ou "tribos". Esse tipo de organização é mais comum de achar nas grandes cidades (embora possa ter em qualquer lugar), por isso nos referimos a elas como "Tribos urbanas" ou apenas "tribos". Ou seja, uma tribo urbana nada mais é do que um grupo que partilha coisas em comum e que algumas vezes, mas nem sempre, envolve também ideologias políticas e culturais, podendo orginar movimentos em defesa desses pensamentos.

"Unidos por um ideal comum!"

Vamos conhecer algumas delas? 
(Cuidado, a gente não vai definir ninguém, só te apresentar alguns estilos, que com certeza vc já viu por ai)


Punks 


Atualmente o movimento punk  parece ter sumido do cenário nacional. Ele já foi muito forte, além de dar origem a vários outros seguimentos culturais, exatamente por ter ser ramificado desde o seu surgimento. Por isso é interessante antes de falar dos outros estilos, conhecer esse, que foi o "pai" de outros muitos.


O punk surgiu como um estilo musical na década de 70 (veja a banda "Ramones" na figura ao lado), Inglaterra. Basicamente a idéia era fazer uma oposição aos sons que tocavam na época, com músicas cheias de acordes e letras complicadas, onde os cantores estavam distantes do público, pois viraram "estrelas", "celebridades". Era tudo muito voltado pro mercado, pra venda.

A música punk era simples, feitas com poucos acordes e letras que retratavam a vida difícil dos jovens pobres e desempregados da época, que tinham poucas chances de um futuro brilhante. Dessa forma, com essa idéia, a música e os artistas ficaram mais próximos das pessoas e qualquer um podia tocá-la, podia criar, se expressar. Temos que lembrar também que na época existia uma grande revolta dentro das pessoas, pois elas não tinham mais perspectiva de futuro, afinal estavam vivendo um período de guerra fria. O nome "punk" é uma gíria para coisa que não presta, podre. E eles se definiam assim por ser um movimento anárquico de crítica ao governo, educação, política, pobreza....


A facilidade de criar as músicas acabou estimulando que os jovens tentassem fazer várias coisas por si só, e isso virou uma idéia central desse estilo, que acabou virando movimento: Imaginem quantas pessoas criaram bandas, lutavam para reclamar sobre a situação de opressão, tentavam se expressar de todas as formas? Daí surgiram os fanzines, as camisas customisadas... Era a movimento do "faça você mesmo", que dava chance aos garotos do subúrbio. Dá pra entender como aconteceu a transição?


Com o tempo várias ramificações surgiram, como sub-estilos, por exemplo o punk-rock e o grunge, pop-punk, com milhões de bandas em cada um. E acabou que muitas dessas bandas passarm a ficar voltadas pro mercado, exatamente o que os idealizadores não queriam. Daí surgiu uma outra ramificação, que buscava trazer a raiz mesmo do movimento de volta, era mais pesada, batidas mais rápidas e com toda aquela cara de protesto...Esse é o Hardcore (figura ao lado: banda "Ratos de porão")


Hoje a gente pode citar, principalmente, a presença dos Anarcopunks, uma outra ramificação do movimento original, que tenta manter as raízes, e como o nome fala manter a rebeldia contra as mazelas sociais. A luta é contra a homofobia, xenofobia (discriminação com estrangeiros ou pessoas de fora da região), preconceito em geral, miséria, fome, violência e alienação da mídia. Como foi comentado antes, o pessoal tá meio sumido, mas ainda tem muita produção de zine e se vocês procurarem vão achar...^^


O visual é bem conhecido, roupa preta (típica de movimentos anárquicos), cabelos extravagantes, geralmente moicanos, acessórios como spikes....




Emo e Coloridos

Calma!!! Essas duas tribos geram muito polêmica, confusão e muitas vezes são difíceis de definir quem é quem. Embora um não queira ser confundido com o outro, eles tem algumas semelhanças. Aí vc me pergunta, "quais?", bem... na própria criação do estilo:
Como nós lemos acima, o Punk tem uma vertente chamada Hardcore. Desse estilo musical, surgiu um outro estilo, com melodias mais suaves (mais violões) e letras mais emotivas, por isso chamado de emocore. As pessoas que seguiam esse estilo passaram a ser chamadas de "emos" e desenvolveram uma estilo próprio. Como ainda estão ligados ao punk, herdam alguns traços: roupas e maquiagens escuras, cabelos chamativos e adereços como botas, correntes, spikes... Tudo de alguma forma cause um choque na sociedade (típico do punk), porém com uma postura mais melancólica. Nisso, o estilo chegou  ao Brasil (São Paulo) em 2003, quando se espalhou pros outros estados.

No Brasil, algumas bandas fugiram da tradicional melancolia das letras emo e optaram por uma atitude mais positiva (foi difícil achar uma palavra!). Isso apareceu no comportamento e na vestimenta bastante colorida, que deu o nome a essa nova tribo: "Os coloridos". Seu visual traz ainda uma moda retrô, inspirada  nos saudosos anos 80, como calça skinny, roupas coloridas, óculos grandes e etc... Muita gente não sabe que as bandas dessa década é que inventaram esse modo de vestir. Olhe e compare as imagens abaixo:


Quer ler mais?

Quer ver a parte 2 deste artigo? Clique aqui!
Nos próximos artigos:
otaku
headbanger
hip-hop
góticos
hippies
nerds/geek
e muito mais! ^^



Amanda e Lívia









6 comentários:

  1. dica de site gotico: http://www.spectrumgothic.com.br/ da uma olhada..tem varias historias massa..rs..escrevo tanto q daqui a pouco tbm to fazendo parte da equipe ai..ehhe

    ResponderExcluir
  2. A gente adora qndo vc escreve, viu?
    Obrigada por participar tanto do Já é!

    Amanda

    ResponderExcluir
  3. de nada!!!kkk..lendo melhor o negocio dos coloridos..morri de rir vendo o tiririca..nao tinha pensado nisso antes..ele é COLORIDO...kkkk...to aguardando a 2ª parte...to criando muiitas expectativas pra parte gótica viu...caprichem..bjus

    ResponderExcluir
  4. Opa, Lívia! Adorei essa postagem. ;)
    Espero ver o que voces irão preparar pra galera do headbenger e tudo mais.

    Beijo :**

    ResponderExcluir
  5. xD adorei a postagem, bem legal ^^

    ResponderExcluir
  6. Vlw!!! Que bom que gostou, obrigada pela sua participação ^^

    ResponderExcluir