09/03/2011

8 de março - Dia internacional da mulher

Eu sei que esse texto era pra ter saído ontem,
mas a discussão vale pra qualquer dia ^^

O dia da mulher não era para ser uma data machista, mas acabou virando. Por quê? O que é que acontece nesse dia? Homens dão parabéns para as mulheres sem motivo algum, elas aceitam sem saber porque estão recebendo parabéns. Recebem flores, chocolates... Programas de TV falam de como a mulher é especial porque é sensível, porque pode ser mãe, porque é meiguinha, carinhosa, compreensiva, falam de como ela se supera, pois além de trabalhar fora ainda cuida da casa e dos filhos (às vezes, cuida até do marido XD) e outras bobagens. Mas, alguém lembra o verdadeiro significado do dia 8 de março? Alguém comenta sobre porque ele é o dia da mulher? Praticamente ninguém.

Algumas pessoas pensam que esse dia foi escolhido devido a um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 25 de março de 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Com certeza, isso marcou a trajetória das lutas feministas do século 20, mas o que causou mesmo a criação do Dia Internacional da Mulher foram vários protestos que aconteceram pelo mundo alguns anos antes por mulheres que exigiam melhores condições de trabalho (clique aqui para saber mais!).
Operárias em uma fábrica de tecidos - Antigamente elas tinham que trabalhar 15 horas por dia! Dá pra imaginar?
O dia da mulher não é para lembrar do quanto a mulher é meiga e delicada. Nem toda mulher é assim e o dia não é pra isso. Esse dia é para lembrar do quanto nós mulheres já fomos discriminadas, injustiçadas e reprimidas pela sociedade machista em que vivemos. É para lembrarmos de todas as mulheres que lutaram e morreram lutando para que nós fôssemos tratadas de maneira igual aos homens. É um dia para parar e pensar em como está a situação da mulher hoje, pensar no que ainda precisa ser feito para que mulheres e homens tenham os mesmos direitos. Infelizmente, é preciso marcar um dia para fazer isso, mas deveríamos fazer todos os dias!

É lógico que mulheres e homens são diferentes. Fisicamente e psicologicamente, mas o problema é que a gente não deve ter direitos diferentes por causa disso! Essa é a verdadeira luta. A gente não tem que ficar procurando quem é o mais inteligente, quem é o melhor nisso ou naquilo, a gente tem que procurar CONVIVER COM AS DIFERENÇAS de cada um! Você acredita que isso é possível? Diga sua opinião? O que poderia ser feito para isso acontecer?
 

Mas, você pode pensar: "isso é besteira, as pessoas evoluíram, hoje as mulheres não são mais tratadas de forma tão diferente". É claro que muita coisa melhorou (graças às mulheres que lutaram por nós no passado), mas ainda tem muita coisa errada, sim! Até hoje, ganhamos menos fazendo o mesmo trabalho, ainda temos que ouvir ignorantes dizer: " a maioria dos cientistas famosos são homens porque as mulheres são preguiçosas. Não gostam de trabalhar", somos ridicularizadas toda vez que colocamos a mão em um volante de um carro (objeto quase sempre associado aos homens, como se carro não fosse coisa de mulher), somos espancadas e estupradas por termos menos músculos, temos que ouvir todo tipo de piada por cuidarmos da casa, dos filhos e dos filhos de nossas sogras praticamente sozinhas depois de passarmos o dia trabalhando fora, temos que ouvir "quem é esse cara? Mulher num tem amigo homem, não!" quando um amigo nos telefona, não podemos pedir em namoro a pessoa que amamos, somos treinadas para sentar, andar e nos vestir da forma mais desconfortável possível desde os 2 anos de idade... ai, ai, podia passar o resto da vida contando injustiças. Você já passou por algum tipo de discriminação ou injustiça por ser mulher? Como foi? Alguém fez alguma coisa a respeito?

Seria ótimo se a luta das mulheres fosse lembrada todo dia, aliás seria perfeito se nem precisássemos de um dia como esse! Mas ainda precisamos, infelizmente.

Mas eu acho que não deveríamos ficar satisfeitas com um "parabéns" no dia 8 de março (parabéns por quê? Por sobreviver até aqui?). O que realmente deveríamos querer ouvir dos homens é "tô contigo nessa luta!"

O que vocês acham, meninas e meninos? Concordam, discordam? O que vocês acham que deve ser feito para que a mulher seja tratada igual ao homem?

Abraço,

Amanda  

Nenhum comentário:

Postar um comentário