20/03/2011

Urologista e ginecologista - Como é a primeira consulta?

Todo mundo deve ir ao urologista/ginecologista assim que entra na puberdade (quer saber o que é puberdade? Clique aqui!). Pode ser quando começarem a crescer os seios e/ou os pêlos pubianos (nos órgãos genitais). Quem vai desde cedo, com o passar do tempo, fica mais à vontade, pois o(a) médico(a) acompanha desde cedo e com o tempo, a gente se sente mais livre para tirar dúvidas.

É claro que dá vergonha de mostrar seu corpo e de ser tocado(a) por uma pessoa estranha, mas isso é muito importante para prevenir doenças (quanto mais cedo se descobre um problema, maior é a chance de cura) e para saber se está tudo bem com o seu corpo. Não esqueça: a consulta é sua! Você diz se quer ficar acompanhado(a) ou não. Quando você ainda não conhece o(a) médico(a) é bom que vá acompanhado(a), pois infelizmente existem pessoas que fingem que são médicos ou médicos que não são éticos e até abusam dos(as) pacientes.

Como é no urologista?

Você sabia que os homens vão menos ao médico do que as mulheres? Pois é, e isso gera problemas porque existem doenças que a gente não percebe sozinho, tem que ir ao médico para descobrir, então chega de esperar a mãe, namorada ou esposa arrastar você para o(a) médico(a), cuide você mesmo da sua saúde!

Na primeira consulta, o médico pode conversar sobre como está sua saúde, se você está sentindo ou notou algo estranho, se você tem uma vida sexual ativa (ou seja, se faz sexo com certa frequência), sobre doenças em sua família, hábitos de vida (alimentação, sono, atividades físicas, etc.), sobre sua ejaculação, etc.


Na mesma consulta, ou nas próximas, ele passará para o exame físico onde o garoto precisará tirar a roupa e o(a) médico(a) tocará seus testículos e pênis para detectar algum problema. Aproveite a consulta e tire todas as suas dúvidas. Não esqueça de ver as dicas no final deste texto!

Quer saber mais? Clique aqui!

E no(a) ginecologista, como é?

Geralmente, a primeira consulta é só uma conversa. A gente é pesada, medida e o(a) médico(a) pode fazer algumas perguntas sobre doenças que já teve, doenças na família, hábitos de vida (alimentação, sono, atividades físicas, etc.), primeira menstruação, a regularidade dos ciclos menstruais (ou seja, vem todo mês? Não? Então, como é? Etc.) e se tem vida sexual ativa (ou seja, se faz sexo com certa frequência).

Nas próximas consultas, vai acontecer o exame físico. Nele, a garota tira a roupa e veste um avental e se deita (veja a foto). O médico então a avalia:
As Mamas: apalpa os seios procurando nódulos (como se tivesse um caroço dentro do seio) ou outras alterações.
O Abdômen (barriga): vê se o volume está normal e detecta se há algum problema abdominal.
A Vulva (parte externa dos órgãos genitais): observa o desenvolvimento dos pelos pubianos, dos pequenos e grandes lábios e detecta a presença de alterações no local.
Com um cotonete, o médico pode coletar um pouco de líquido da vagina (só encosta o cotonete bem rápido) para fazer exames e descobrir se não há nenhum problema na vagina.


Quando a paciente já tem vida sexual ativa, o exame físico tem também o exame especular, para ver como estão a vagina e o colo do útero e para realizar o Papanicolau, exame capaz de detectar a presença de células cancerígenas malignas no colo do útero.

Quer saber mais? Clique aqui!
Algumas dicas para meninos e meninas:
Não tenha medo do médico, nem da consulta. Se seus(suas) amigos(as) contaram que a consulta deles(as) não foi legal, tente saber o motivo real e não se preocupe, pois cada consulta é diferente. Busque sua própria experiência.
Procure um profissional conhecido, de preferência indicado por um(a) amigo(a) ou por alguém da família. Isso evita problemas com falsos profissionais.
Antes da consulta anote em uma folha todas as dúvidas que tiver. Assim, não tem perigo de esquecer, você vai voltar para casa com todas as respostas que queria.
É mais seguro ir à primeira consulta acompanhado(a). Isso pode ajudar a reduzir o desconforto e o medo em relação a uma situação nova. Se não quiser ir com sua mãe, peça a uma amigo(a) mais velho e de confiança ou a outro parente para ir com você.
Se não ficou á vontade com o médico ou não gostou da consulta, procure outro profissional!!!
Conte como foi sua consulta! Compartilhe conosco sua experiência. Você teve algum problema? Correu tudo bem? Você tem alguma dúvida que não foi respondida no texto? Comente!

Amanda

7 comentários:

  1. amanda gostei muito de seus textos ,eu pensava q eu sabie tudo mais na verdade nao sabia nada ,valeu,bjuss(mesmo eu nao sabendo quem vc é)...continue assim

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou! Continue participando! ^^
    Você pode conhecer melhor a mim e a Lívia clicando em "Quem somos nós?" lá em cima ;D

    ResponderExcluir
  3. Vo fazer no final do ano a cirurgia :) , que medo cara kk

    ResponderExcluir
  4. Geante estou com uma infecção urinaria desde quinta to tomando floximed mas não esta adiantanta até calar frio sinto e muita dor ao urinar a minha bexiga ta inchada e doi muito

    ResponderExcluir
  5. Geante estou com uma infecção urinaria desde quinta to tomando floximed mas não esta adiantanta até calar frio sinto e muita dor ao urinar a minha bexiga ta inchada e doi muito

    ResponderExcluir
  6. Isso é cistite procure um Ginecologista .. RaiRaipido

    ResponderExcluir