06/02/2011

Drogas: trocando idéias - Parte 1

Geralmente, o tema drogas é tratado assim: tem o diabinho que tenta você a usar porque você vai curtir mais e ser bem considerado pelos seus amigos e o anjinho mostra que você vai viver em um mundo de ilusão, vai perder o apoio da família e dos amigos e vai enlouquecer podendo até morrer. Então, quem usa drogas é fraco e quem resiste é herói. Será que é tão simples assim? Será que a discussão sobre as drogas se resume a uma luta entre o bem e o mal?

Vamos tentar conversar de um jeito diferente? Jogo limpo, sem julgar nada nem ninguém, simplesmente analisando os fatos? Eu vou tentar fazer um artigo assim, é claro que eu também tenho minhas próprias idéias e opiniões e é muito difícil escrever sem colocá-las no texto, mas vou tentar XD. Qualquer comentário que você não concorde ou se você quiser acrescentar algo ao artigo, já sabe, é só comentar!


Obs.: Dividi o texto em duas partes para sua leitura ficar mais agradável. A primeira parte vai tratar um pouco da história das drogas e dos verdadeiros problemas relacionados a elas. A segunda parte falará dos tipos de drogas, seus efeitos (sensações e confusões) e sobre seu uso na medicina.

A palavra droga é utilizada em vários sentidos. São chamados de drogas: remédios, bebidas alcoólicas e outras substâncias chamadas entorpecentes, ou seja, substâncias que causam algum tipo de mudança psíquica e química no nosso corpo. Explicando melhor, são substâncias que mexem com o nosso comportamento e com o funcionamento do do corpo.

Um pouco de história...

As drogas sempre foram utilizadas pelo ser humano desde o começo de sua existência. Tanto como substâncias medicinais, como em rituais religiosos ou para obter determinadas sensações como prazer ou coragem. Alguns povos acreditavam que os vegetais que proporcionavam estas sensações eram presentes dos deuses.
Por exemplo, você já deve ter ouvido falar sobre os rastafári e sobre o reggae. Muitas pessoas ligam essas duas palavras à maconha, mas sem saber qual a relação entre elas e achando que quem é Rasta (membros do movimento rastafári) e curte reggae fuma maconha só pra curtir. Na verdade, rastafári é muito mais que um penteado de cabelo ou um gosto musical, é um movimento religioso cujo deus adorado é Jah. Esse movimento surgiu na Jamaica nos anos 20 e serviu de conforto para o povo que era  bastante explorado, além de fazer com que as pessoas refletissem sobre questões políticas e sobre o racismo contra os negros. A maconha é usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais religiosos específicos (ou seja, eles não ficam fumando maconha o tempo todo), por isso não é porque a pessoa é Rasta que ela é viciada. Além disso, alguns Rastas escolhem não usar.

Pois é, algumas drogas são muito importantes para determinados povos e muito preconceito faz com que a cultura deles seja mal compreendida e até vire motivo de gozação. Por exemplo, alguns pesquisadores afirmam que a sociedade rejeita a maconha devido à origem de seu uso estar ligada aos pobres, negros e latino-americanos.


Este texto da revista Superinteressante fala sobre um possível motivo que gera a rejeição à maconha


Veja uma tabela com os fatos que marcaram o histórico das drogas:

O problema social: dependência, tráfico e violência 

Então, tudo começou com o uso medicinal e religioso, só que as drogas se espalharam pelo mundo, pelas diferentes culturas e por todas as classes sociais, surgindo outros motivos para uso: para se divertir, desopilar, esquecer, relaxar, ficar mais corajoso(a), mostrar para os outros que usa, etc. Motivos não faltam. Só que as drogas podem gerar dependência e a pessoa passa a não controlar quando e onde quer usar. O corpo passa a necessitar da substância presente na droga. Isso pode acontecer com outras coisas que não sejam drogas como: comida, computador, vídeo-game, a pessoa amada... todas essas dependências geram problemas e sofrimento. No caso das drogas, a gente está careca de saber que elas causam danos ao corpo da pessoa e à vida social dela, podendo causar morte. Além disso, gera transtorno e sofrimento para todo mundo que está por perto. Então, por que as pessoas entram nessa? Ah, quem nunca quis ser mais descolado, menos tímido? Ou então esquecer dos problemas com a família, na escola, ou no trabalho? As drogas têm esses e outros efeitos , mas eles são temporários, não duram para sempre e a timidez e os problemas voltam, lógico (detalhe: tem gente que usa até pra ter coragem de brigar na rua, assaltar ou cometer outros crimes). Mesmo que a pessoa comece a usar uma droga menos pesada, depois de um tempo de uso, o efeito não é mais como no início e a pessoa passa para drogas mais fortes. Isso acontece bastante quando uma pessoa começa a usar maconha, depois passa para a cocaína, crack, etc. Assim, a dependência e os problemas no corpo vão ficando mais graves.
Além disso, boa parte das drogas são ilícitas, ou seja, ilegais ou proibidas de produzir, vender ou consumir, ai que entra o tráfico.

Tira-dúvidas sobre as leis relacionadas às drogas:

Se você já assistiu o documentário Falcão: meninos do tráfico (que foi transmitido pelo Fantástico em 2006), deve lembrar que o tráfico envolve muitas pessoas fazendo ele funcionar: quem comanda tudo, quem produz, quem vende, quem defente o território de cada traficante, quem vigia, quem finge que não vê nada, quem compra a droga, etc. Deve lembrar também que muitas dessas pessoas morrem apenas dois anos após seu envolvimento no comércio de drogas. Só que muitas vezes, pra quem vive na miséria, viver 2 anos cheio da grana é melhor do que viver 20 sem poder comprar o que quer. Eu não estou justificando a atitude de se envolver em algo que é ilegal, mas eu acho que a gente deve analisar a situação de vários pontos de vista para poder entender o problema. Às vezes, até a polícia vira cúmplice, seja para se proteger ou para faturar um dinheirinho a mais, lembrando que as condições de trabalho e o salário dos nossos policiais estão longe de serem os ideais. E quem compra a droga, mesmo que seja na melhor das intenções, está colocando dinheiro em tudo isso (você já viu o filme Tropa de elite? Ele fala sobre isso).

Resultado? Violência e mortes, por exemplo, na região metropolitana de Fortaleza - CE, de janeiro a junho de 2008, 498 pessoas foram mortas por causa de envolvimento com o tráfico de drogas. Imagina o tamanho do número se a gente for considerar o Brasil todo. 
Mas morte e violência também são causadas pelas drogas lícitas, ou seja, legais ou permitidas. No Brasil, a cada hora morrem 10 pessoas por causa do fumo e 75% das mortes no trânsito brasileiro são causadas por motoristas alcoolizados.


A história das drogas no Brasil: 

Beleza, se elas geram tantos problemas por serem proibidas, por que não legalizar as drogas? Ou seja, por que não permitir que se use, produza e venda? Bom, a gente não pode esquecer que elas causam problemas de saúde, só que o cigarro também causa, as bebidas alcoólicas também, comidas gordurosas também e não são proibidos. Mas que elas causam problemas graves de saúde, elas causam (na parte 2, vamos falar sobre isso, ok?). E hoje em dia, já existem muitas drogas sintéticas (feitas em laboratório) que têm efeitos mais potentes (tanto os efeitos bons como os ruins) e possuem substâncias altamente causadoras de dependência.


Existem pessoas que defendem a liberação da maconha, elas falam que poderia ser feito um cadastro dos locais de venda e das pessoas que usariam, diminuiria a violência gerada pelo tráfico e a dependência de outras drogas com efeitos piores que o da maconha. Outras pessoas são contra, afirmando que a população não saberia administrar o uso e mais gente começaria a usar maconha. Quem é contra também fala que os crimes de tráfico não diminuiriam, pois nos países onde a maconha é legalizada, como a Holanda, pelo contrário: os crimes aumentaram. Lá na Holanda, você pode fumar maconha em qualquer lugar e comprar em lojas autorizadas, será que isso daria certo aqui? Considerando que somos um povo diferente dos holandeses, que a educação no nosso país também é totalmente diferente?


Continua...

E ai? O que você achou do texto? Qual a sua opinião sobre as drogas? Existe muita discussão, inclusive no senado federal, sobre a legalização da maconha, por exemplo. Seja qual for a decisão dos nossos senadores, ela vai influenciar a nossa vida. Então, é importante que você pense sobre o assunto, pois você vai precisar votar em alguém que irá decidir como o Brasil vai lidar com as drogas por você.


Quer ver a parte 2 deste artigo? Clique aqui!


Amanda

3 comentários:

  1. Gostei da materia

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Continue dando sua opinião, ela nos ajuda a tornar o Já é melhor para você!!!

    Beijão

    ResponderExcluir