13/02/2011

Drogas: trocando idéias - PARTE 2


Este artigo é a continuação deste:

Tipos de drogas e efeitos de cada um:

A seguir, você vai ler o tipo de droga, com alguns exemplos, seus efeitos momentâneos (positivos e negativos) e a longo prazo (ou seja, efeitos que a pessoa sentirá com uso prolongado).



Opiáceos (ex.: heroína): a pessoa se livra da ansiedade e depressão, fica mais confiante, eufórica e sente bem-estar.
- Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: Cólicas abdominais, prisão de ventre, impotência ou frigidez sexual, esterilidade, demência, confusão mental, convulsões, emagrecimento e desnutrição, anorexia, parada respiratória e, se não houver assistência terapêutica rápida, a morte. 

Benzodiazepinas (sedativos e relaxantes musculares): Elimina a ansiedade e a tensão muscular. Deixa a pessoa mais desinibida (porque é relaxante) e provoca o sono "para dormir e esquecer".
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: Diminuição da coordenação motora, do equilíbrio, ansiedade (a droga passa a não ter o mesmo efeito de quando a pessoa começou a usar e a ansiedade volta), irritabilidade e agressividade, grande labilidade emocional (a pessoa passa a mudar de humor facilmente), depressão com risco de suicídio, emagrecimento, pressão baixa, bradicárdia (diminuição do número de batidas do coração), parada respiratória e morte.

Álcool (ex.: cerveja, vinho, cachaça): o efeito é semelhante ao das benzodiazepinas, elimina a ansiedade, a tensão muscular e deixa a pessoa mais desinibida (porque é relaxante).
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: amnésia, diplopia (visão dupla), mudança de humor, agressividade extrema e demência, cirrose hepática, impotência ou frigidez sexual, podendo levar à inflamação dos nervos e destruição irreversível de células do cérebro.

Inalantes (tintas, lacas, colas, gasolina, solventes, aerossóis, etc.): o efeito é semelhante ao das benzodiazepinas.
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: Embriaguez, alucinações, diplopia (visão dupla), Doenças graves do fígado rim e sangue (leucemias), demência irreversível, parada respiratória, coma e morte.

Anfetaminas, Ecstasy e Cocaína: a pessoa sente auto-confiança, euforia e energia. Aumento passageiro da capacidade de concentração, memorização, rapidez de associação de ideias, maior força muscular e diminuição da fadiga, sono, fome, sede ou frio. O crack é um derivado da cocaína.
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: Secura da boca, aumento do suor, febre, hipertensão e arritmias cardíacas, irritabilidade, agressividade, emagrecimento, tremores e convulsões, delírios e paranóia (por exemplo: sensação de estar sendo seguido). A cocaína é muitas vezes associada à perfuração do septo nasal.

Canabinóides (maconha e derivados): perda da ansiedade e promove sensação de bem-estar, desinibição, maior capacidade de fantasiação, visualização da realidade com mais intensidade (cores e sons mais distintos).
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: secura na boca, reações de ansiedade e pânico (mais comuns em pessoas com mais tempo de uso da maconha), agressividade, às vezes, alucinações, podendo gerar doenças como psicoses.

Alucinogénios (ex.: LSD): aumento das persepções sensoriais (cores e sons mais intensos), sinestesias (o que você deveria sentir com um dos sentidos, você sente com outro, por exemplo: ouvir cores e ver sons). Sensação de levitação e sentimento de estar unido ao Universo deixando de ser uma algo individual. 
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: sensação intensa de pânico e delírios de paranóia que podem durar até cerca de 2 dias (estas reações, às vezes, provocam acidentes mortais)Flash-backs nos quais o ex-consumidor volta a sentir os efeitos do consumo até um ano depois de deixar de consumir.

Tabaco (ex.: cigarro): relaxamento, melhora na concentração.
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: o coração acelera e a pressão fica alta, tosse e problemas graves no coração e nos vasos sanguíneos em pessoas que têm tendência para ter essas doenças. Doenças pulmonares e câncer. Doenças vasculares (enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais - AVC) gangrena dos membros e impotência sexual.


Viu só? Tem efeitos que são bons de sentir e outros que não são. E é justamente esse o problema da dependência, os efeitos vão ficando mais perigosos quanto mais se usa a droga. Além disso, quando a pessoa começa a usar uma droga, algum tempo depois o efeito legal não é mais tão forte quanto no começo, então ela corre pra outras drogas mais fortes e parar vai ficando cada vez mais difícil.

Quer ler mais?

Como funciona a ação das drogas no corpo?

O cérebro envia mensagens para todo o corpo poder funcionar. As drogas têm esses efeitos porque elas mexem na forma como o cérebro envia as mensagens. Como isso acontece?


O nosso cérebro é feito de células chamadas neurônios. Eles possuem estruturas alongadas que ficam próximas para poderem se comunicar liberando substâncias umas para as outras (essas substâncias são os neurotransmissores). O nome dessa região onde os neurônios se comunicam é sinapse. As drogas são feitas de substâncias que alteram essa comunicação e ai surgem os efeitos que a gente viu no começo do texto. Elas podem alterar impedindo a liberação da mensagem ou aumentando alguma mensagem.

As drogas depressoras, como os barbitúricos, podem atuar tanto sobre os neutransmissores como sobre certas células, retardando ou diminuindo o envio da mensagem, tornando os movimentos mais lentos. As drogas excitantes, como a cocaína, aceleram ou aumentam a atividade dos neurotransmissores, fazendo a atividade do cérebro ficar mais rápida ou intensos. Já as drogas alucinógenas prejudicam a produção dos neurotransmissores e o funcionamento normal cerebral. Tanto no caso das depressoras como das excitantes, o longo uso das mesmas pode alterar o funcionamento do cérebro.

Bom, galera, tem muito mais coisa para se falar sobre as drogas. Eu procurei falar dos pontos mais importantes e tentei escrever da forma mais simples possível para facilitar o entendimento. O que você achou? Faltou alguma coisa? Ficou com alguma dúvida? Discorda de algo que foi dito? Comente!

Saúde pra td mundo! XD
Amanda

Um comentário:

  1. É um prazer contribuir para que a galerinha jovem pense mais antes de fazer uma escolha!
    É o nosso papel como educadoras e cidadãs.

    Obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir