27/09/2010

VOTO (sexista, piadista, irresponsável...)



Nas eleições, os candidatos tentam de tudo um pouco para conseguir votos. Promessas, músicas, nomes engraçados, fala do time que torce, aproveita que é famoso, etc.

É muito comum candidatas (e, às vezes, candidatos) pedirem votos especificamente às mulheres. Às vezes, elas pedem votos e argumentam, explicando suas propostas em defesa dos direitos femininos, mas isso nem sempre acontece. E por que nós votaríamos em uma pessoa só por ela ser mulher? Isso garante que ela irá fazer algo pelas mulheres? É a mesma coisa que votar em um candidato só porque ele é homem! A gente tem que escolher alguém pelas suas propostas, pelo seu compromisso com o que é melhor para a população e não pelo sexo (ou porque é famoso, ou pelo time que torce, etc)! Uma mulher pode ser tão machista quanto um homem.

Um dia, eu estava no ônibus e um homem começou a falar pra quem quisesse ouvir: “Vai ser a desgraça do Brasil se uma mulher for eleita presidente! Mulher não presta pra administrar!”. Eu fiquei iraaaada ¬¬ . O que tem a ver o sexo da pessoa com isso? E outra, a gente só teve presidente homem até agora e o país tá como tá, o que isso quer dizer, então? Que homem não sabe administrar? Sem falar que existem inúmeros exemplos de mulheres que são grandes administradoras públicas, empresariais, etc. Tanto homens como mulheres podem ser bons administradores, depende de cada pessoa e não do sexo.

É óbvio que o machismo ainda é um problema seríssimo no Brasil e que ainda tem muita desigualdade na nossa política (por exemplo, metade da população do país é de mulheres, mas elas são apenas 8,6% dos nossos representantes na câmara dos deputados), mas escolher as pessoas que vão governar e criar as leis do Brasil é coisa séria! Se você vai votar em uma pessoa (seja homem ou mulher) que diz que vai lutar pelos direitos das mulheres, olhe que PROPOSTAS ela tem para conseguir o que promete.

Aliás, isso vale para qualquer candidato, a gente tem que prestar atenção no que os candidatos(as) prometem, se eles falam do interesse de todos ou se falam só de interesses de poucos e se eles explicam como vão fazer.
TÁ NA HORA DE ACORDAR! A gente vive reclamando do nosso país, fala que é uma bagunça, que só tem ladrão, que é isso, que é aquilo, mas na hora de votar a gente acha que é piada e vota em qualquer um pra depois sair contando como se fosse muito engraçado! Voto não é brincadeira, é muito sério, é uma escolha importante que a gente deve fazer com cuidado. Você está cansado das coisas absurdas que acontecem no Brasil? Você ri de tudo isso, mas no final sabe que é uma droga ter os problemas que nosso país tem, né? A gente pode fazer muita coisa pra mudar isso e a primeira é votar com mais responsabilidade.

Vamos parar com esse negócio de que voto é brincadeira! A gente já tem muita coisa pra resolver nesse país pra ficar pagando salário alto para pessoas que não vão fazer nada por nós por 4 anos (8 no caso dos senadores). É isso mesmo, a gente que vai sustentar por 4 anos os políticos sem-noção que são eleitos na brincadeira. E que brincadeira mais sem graça! A pessoa vota em candidatos toscos só pra contar para os amigos e pronto, uma semana e todo mundo já esqueceu, mas os caras vão ficar lá, ocupando lugar na assembléia, na câmara, no senado, recebendo salário sem fazer nada. Quem sabe eles até se metam em algum esquema de corrupção? Eles saem no lucro, mas e a gente?

Alguns lembretes importantes:

Bom voto a todos(as)!

Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário