18/09/2010

Dica de MANGÁ: GUNNM de Yukito Kishiro



Gênero: Cyberpunk, Ficção Científica, Ação (editora JBC, 18 volumes)

Gunnm ("Gun-Mu" em japonês), que significa algo como "sonho de uma arma", é um mangá de ficção científica lançado em 1990 no Japão e já editado em vários países da Ásia, Europa, América Latina, e Estados Unidos (onde foi rebatizado de Battle Angel Alita). Pouco depois do início da sua publicação, em junho de 1993, foram lançados dois episódios OVA (Original Video Animation e Original Anime Vídeo).


A cidade flutuante, Zalem, e a cidade da sucata feita de seu lixo
A história se passa em um futuro distante, onde humanos convivem com robôs em uma cidade criada ao redor do lixo descartado por Zalem, uma cidade flutuante. Daisuke Ido, um caçador de recompensas e  expert em engenharia cibernética, fazia uma de suas buscas nas grandes áreas de sucatas da cidade quando encontrou a cabeça (junto ao tronco) de um ciborgue que tinha a face de uma linda garota. Ido levou a ciborgue para casa, a reconstruiu e a batizou de Gally, pois descobriu que ela perdera a memória. Surgiu, a partir deste dia, um laço sentimental de pai e filha entre os dois. Algum tempo depois, Gally descobriu que seu pai adotivo era um caçador de recompensas por criminosos que causavam desordem na cidade. Gally ficou orgulhosa e decidiu seguir a profissão de Ido, tornando-se uma caçadora de recompensas ao mesmo tempo que parte à procura de respostas sobre seu passado. A partir daí, Gally inicia suas aventuras nesse mundo sombrio e sem lei.


A protagonista: Gally

O que eu mais gostei nesse mangá é a trajetória da vida de Gally, a qual é cheia de experiências, descobertas, decepções e aprendizados. É incrível acompanhar como a personagem cresce e amadurece ao longo da história. Além disso, tem muuuuita ação (é bem violento), uma pitadinha bem pequena de romance e muitas reflexões sobre a vida e a nossa existência.

Só lembrando que a censura é 18 anos!!!

Boa leitura,
Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário