08/01/2011

As adolescentes e o câncer de mama

Olá meus queridos!!!! Estamos aqui para um novo artigo, também a pedidos! A Heloísa do 2º H tá mandando ver, rapá! 

O assunto hoje é muito interessante, inclusive para mim, que tive que pesquisar para poder fazer o artigo. Muito obrigada Heloísa! E já está mais do que na hora dele aparecer aqui, pois já levei um puxão de orelha!^^ ahaha Pois vamos lá:

"As adolescentes podem desenvolver câncer de mama?"

Apesar de o câncer de mama estar mais relacionado à mulheres com mais de 50 anos, infelizmente é possível que mulhres mais jovens, adolescentes e até crianças apresentem tal problema. Isso é uma descoberta bem recente, que na verdade foi um choque para a comunidade médico-científica. Mas CALMA!!! São casos muito raros, ou seja, com uma probabilidade bem pequena, mas não impossíveis de acontecer.

Geralmente esses casos precoces acontecem por algum distúrbio genético, um gene que sofreu alguma mutação, uma pré-disposição genética. Por isso que as meninas que tem casos de câncer de mama na família (mãe, irmã) devem ter atenção, principalmente quando ele apareceu antes dos 50 anos. Mas não precisa se acabar achando que vai ter câncer, peraê, né? 

Na verdade o aparecimento de nódulos é uma coisa bem comum. Nem todo "caroço" no peito é câncer. Nada de desesperos sem motivo. Quando estamos menstruadas até pode aparecer um, que some logo depois. Quando o seio tá em formação é possível após uma pancada, que apareça também. Quem não lembra da mãe falando "menina toma cuidado pra não levar pancada no seio" (e a gente sempre leva umas, né não?!). A melhor maneira de previnir é que desde pequena a garota vá ao ginecologista. Além de ter acompanhamento, poder tirar dúvidas, ver uma coisa ou outra, durante o preventivo  sempre é feito o exame das mamas, procurando por nódulos. Se tiver alguma coisa, vc já vai estar na mão de um ou uma especialista! Viu como é importante ir ao médico?

Claro, vc nem precisa esperar só o (a) médico(a)! Faça o exame em casa, vc mesma! Se tocar  é importante!  veja nas figuras abaixo:



Aqui nessa imagem mostra bem os sentidos que vc deve orientar o toque. Use o indicador e o dedo médio, como que "andando" com eles, mas com os  dedos bem deitados para sentir bem no lugar que vai tocar....

Nessa imagem do lado, tem outras recomendações boas: Sempre quando "finalizar" o exame, dê uma leve apertadinha no bico dos seios, para observar se não sai líquido. Se sair, vá ao médico ver que secreção é essa. É bom fazer o exame diante do espelho e também observar os seios, se não há alguma mudança na altura de um seio em relação ao outro, essas coisas.

Note que os movimentos são em sua maioria circulares, na direção do mamilo. Existem posições de fazer o exame também: Deitada com o braço para cima, em pé com o braço para baixo e em pé com o braço levantado.
Claro que o auto-exame não substitui a ida ao consultório do/da ginecologista mas ainda sim é uma prática importante! Só lembrando, na região próxima ao mamilo, a auréola, vcs vão perceber que tem uma parte mais durinha, que acompanha o formato, é normal tá? Não vá arrancar os cabelos..hihihi E não faça o exame durante a menstruação, é doloroso para a maioria e é normal aparecer algum nódulo, como escrevi antes, só não pode continuar lá após a menstruação. No começo vc pode até achar complicado, mas quando vc colocar a mão na massa...ops, no peito (ehehe) verá que é tranquilo....

Antes da gente terminar aqui, gostaria de lembrar que o câncer de mama pode atacar homens também, e isso não tem nenhuma relação com a sexualidade da pessoa. É mais comum do que se pensa e por isso os meninos também devem ir ao urologista desde cedo e olhar, tocar o próprio corpo! Exatamente por questões relacionadas ao preconceito que nos homens é difícil de diagnosticar a tempo e acaba sendo fatal...Então meninos, se cuidem também!

Fontes: 
http://www.oncopediatria.org.br/portal/noticias/arquivo/200609/200609_1_01.jsp
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001502.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u569291.shtml 

Beijão gente!
Lívia   ^^

29 comentários:

  1. valha..essa eu nao sabia..q os homens tbm podiam ter cancer de mama...talvez seja pq o ministério da saúde divulgue mais os casos em mulheres e as pessoas pensam q os homens nao tem esse risco..adorei..vlw..agora só falta falzer o artigo..sobre as diferenças entre os varios tipos de grupos.tanto em comportamento como estilo..e quando e como surgiu..por exemplo:GÓTICOS...EMOS..PUNKS..enfim..e por ai vai..é q muita gente nao sabe a diferença e fica com preconceito..axo q o gosto eh de cada um..e so interessa aquela pessoa e o grupo no qual ela se enquadra..por exemplo..eu me considero uma gótica moderna..afinal..nem todo gotico se veste so de preto..bjs ps:ese eu vou perturbar tbm

    ResponderExcluir
  2. ta ai algo que não sabia vlw adorei saber disso ... nem imaginava q homen pudesse ter cancer de mama vlw mesmo ...mais um aprendizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Shirley!
      Que ótimo que você aprendeu algo novo ^^

      Excluir
  3. Oi, meu chamo Vitoria, e tenho 17 anos. sentir um caroço no meu seio esquerdo, pode ser um câncer ?

    ResponderExcluir
  4. Tenho 17 anos, e estou grávida de 6 meses. Quando estava com 5 meses, apareceu um caroço no meu seio esquerdo que tem vez que dói. Pode ser câncer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaela! Obrigada pela sua participação!

      Pode ser que o seu caroço não seja nenhum problema de saúde, mas pode ser que seja também. Até mesmo um câncer. Nós não temos como lhe responder isso com certeza, para que você descubra, é muito importante que você vá a um(a) ginecologista. Ele(a) é que poderá lhe dizer o que você tem, ok? Em casos de câncer, quanto mais cedo se descobre, maiores são as chances de cura!

      Espero ter ajudado! Um abraço!

      Excluir
  5. Tenho 17 anos,e vivo levando pancada nos seios do meu irmão pequeno..sendo q nenhuma das vezes senti dor ou algo do tipo..e agora dps de um chute sem.querer estou sentindo fisgadas..estou preocupada

    ResponderExcluir
  6. Meu nome Dirceu 26 de setembro de 2015 20:58 Tenho 52 anos e estou com dor dentro do bico do peito e fiquei preocupado comigo diante desse assunto de homem também ter câncer de mama pergunto ; Homem também faz mamografia ? O SUS oferece essa possibilidade ?...

    ResponderExcluir
  7. Meu nome Dirceu 26 de setembro de 2015 20:58 Tenho 52 anos e estou com dor dentro do bico do peito e fiquei preocupado comigo diante desse assunto de homem também ter câncer de mama pergunto ; Homem também faz mamografia ? O SUS oferece essa possibilidade ?...

    ResponderExcluir
  8. Meu nome Dirceu 26 de setembro de 2015 20:58 Tenho 52 anos e estou com dor dentro do bico do peito e fiquei preocupado comigo diante desse assunto de homem também ter câncer de mama pergunto ; Homem também faz mamografia ? O SUS oferece essa possibilidade ?...

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu nome é Tainá, tenho 15 anos, e tenho uma bola sobre o peito, quando eu passo a mão encima dói, e sobre a bola, está vermelho. Eu gostaria de saber se corre o risco de ser um nódulo, ou até mesmo algo mais grave.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai ? Deu no que ?
      Eu tenho 14 anos e tbm to com um caroço no seio.

      Excluir
  10. olá eu tenho 17 anos e des dos meus 15 eu tenho caroços em meus seios da pa senti e quando toca ou aperta s caroços doe mt arde meu seios estao cheio de caroços so q na parte dos lado e em cima e doi mt

    ResponderExcluir
  11. Ola eu sou a lilian tenho 16 anos... Estou um pouco preocupada pois vi que nos comentarios maioria das vezes o caroço é no seio esquerdo, so que no meu caso hj passei a mao e senti um caroço no meu seio direito, nao doia e enquanto passava a mao sentia ele se movimentar conforme os movimentos que eu fazia com a mao, oque pode ser?

    ResponderExcluir
  12. Tenho 17 anos.
    Vinha sentido a um bom tempo coceira no mamilo, logo após surgiu um caroço na axila que logo sumiu, desde então não me preocupei mais. Agora houve grande diferença na assimetria das mamas, e no mamilo direito surgiu um caroço muito dolorido, mamilo enrrigecido e área vermelha.
    Corre risco de ser algo grave? Me ajudem, por favor!!!

    ResponderExcluir
  13. Ola, tenho 14 anos e à umas semanas descobri um pequeno caroço na mama esquerda e doi um pouco, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  14. Oi eu tenho 12 anos e a pouco tempo venho sentindo dores em todas as regiões do meu seio e esta vermelho nem eu consigo tocar já tomei parcetamol nenhum desses tipos de remedios consegue me deixar totalmente curada so aliviando a dor mais mesmo assim contínua doendo muittoooo. Por favor me ajuda...
    Estou preoucupada

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho 14 anos e senti um carocinho em meu seio direito, perto do mamilo.Não sai nenhuma secreção nem nada, nem dói. É pelo desenvolvimento do seio mesmo? Ele ainda está crescendo.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tenho 17 anos e há mais ou menos 4 meses atrás apareceu um caroço no meu peito esquerdo e até hoje ele não desapareceu. Estou preocupada.

    ResponderExcluir
  17. Sinto um caroço no meio seio esquerdo tenho 12 anos e to com muito medo de ser câncer

    ResponderExcluir
  18. Ola eu tenho 14 anos e seem querer uma colega me deu uma pancada no seio esquerdo e apareceu um caroço e ele doi muito pode ser algo preucupante?

    ResponderExcluir
  19. Oi meu nome é Gabrieli tenho 12 anos e ainda n mestruei. Bom hj a tarde eu passei a mao nos meus seios e senti uns "caroços",isso pode ser câncer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,quando eu tinha 14 anos descobrir um caroço no peito direito,logo em seguida fui no ginecologista,onde lá fizeram o exame de apalpar o seios e realmente sentiriam um caroço,fui encaminhada logo para o mastologista (especialista em seios) examinaram novamente meu seios fizeram utrassom, biópsia e deu que era benigno (ou seja nada de cancer),e a mastologista disse que é normal uma mama jovem ser cheia de pequenos carocinhos.
      Hj tenho 19 ano e fasso exames no seio a cada seis meses deis de meus 14 anos para ver se não teve nenhuma alteração.
      Só venho te dizer pra não ficar tão preocupada pq vc é muito jovem para ter alguma coisa,mais é bom ficar sempre alerta e procura um ginecologista

      Excluir
    2. Oi,quando eu tinha 14 anos descobrir um caroço no peito direito,logo em seguida fui no ginecologista,onde lá fizeram o exame de apalpar o seios e realmente sentiriam um caroço,fui encaminhada logo para o mastologista (especialista em seios) examinaram novamente meu seios fizeram utrassom, biópsia e deu que era benigno (ou seja nada de cancer),e a mastologista disse que é normal uma mama jovem ser cheia de pequenos carocinhos.
      Hj tenho 19 ano e fasso exames no seio a cada seis meses deis de meus 14 anos para ver se não teve nenhuma alteração.
      Só venho te dizer pra não ficar tão preocupada pq vc é muito jovem para ter alguma coisa,mais é bom ficar sempre alerta e procura um ginecologista

      Excluir
  20. Oi, eu tenho 18 anos e um filho de 2 anos, descobrir que tinha um caroço no meu seio com 12 anos, em 2012, e agora da danda tipo uma ferroada nos dois seios, mas o caroço so ta em em seio. Isso e o começo do cancer ? Por favor me respondam, na cidade que eu tou nao tem medicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô na mesma situação ! Seu caroço só é em 1 seio? E grande ou pequeno ?

      Excluir
  21. Eu tenho um nódulo na mama sou rapaz e tenho 13 anos doi se tocar mesmo no centro acham que pode ser câncer?

    ResponderExcluir
  22. Oi sera que alguém pode me ajudar, tenho uma mocinha de 11 anos e os seios dela estão com o biquinho cheios de rachaduras, o que será que pode ser?

    ResponderExcluir