30/12/2010

Ano novo, velhas promessas...

Como falar deste assunto sem ficar clichê*? É dificil porque todo mundo sabe que final de ano é a época em que as pessoas fazem milhões de promessas só para ficar com a consciência mais tranquila, pensando: "fiz um monte de coisa errada, mas ano que vem... vai ser diferente!". Só que todo mundo também sabe, que promessa de final de ano não é muito confiável. Tanto que quando você diz: "ano que vem eu estudo", "ano que vem faço dieta", "ano que vem paro isso", "ano que vem começo aquilo"... sempre tem alguém que ri: "kkkkkkkkkk, até parece!". É que chega o final do ano, a gente pensa em todas as burrices que fizemos e começa a falar que vai mudar só por falar, sem realmente planejar a mudança. Porém, se você realmente está insatisfeito com algo, precisa fazer mais do que só dizer que vai mudar. A gente precisa pensar no COMO.


Se tem algo atrapalhando sua vida, te prejudicando ou incomodando de alguma forma e que você pode mudar, porque ficar enrolando e não acabar logo com isso?

Talvez uma listinha ajude...

Tente fazer uma lista com todas as coisas que você gostaria que fossem diferentes em 2011. Coloque os itens da lista em ordem de prioridade, ou seja, escreva primeiro as mais importantes ou mais urgentes. Depois, identifique o que você vai ter que fazer para mudar cada uma delas. Por exemplo:

Imagine uma lista assim:
1- Estudar mais (quero passar direto!!! u.u')
2- Conseguir um estágio (tô precisando de uma grana :/)
3- Fazer caminhada (não aguento nem subir escada XD)

Agora, o que precisa ser feito para o item 1- Estudar mais:
- Tenho que organizar meus horários, preciso reservar um tempinho do dia para estudar (estudo de manhã, então vou dedicar duas horas pela tarde para revisar a matéria que o professor deu e fazer as tarefas de casa).
-Preciso de um lugar para estudar, o pessoal na minha casa faz o maior barulho e meu quarto tá uma zona, não tem clima pra estudo (tenho que reservar um lugar pra estudar, quem sabe arrumar a mesa do meu quarto, se não der, posso tentar ir um pouco à biblioteca da escola à tarde).
- Seria massa também se eu conseguisse montar um grupo de estudo com a galera (A Elis é boa em matemática, eu sou bom em história e o Rafael se garante em português. Um podia ajudar o outro).

Depois é só fazer a mesma coisa com os outros itens da lista. Só pra exemplificar, para conseguir um estágio você poderia reservar um dia para ligar para as empresas em que você tem interesse de estagiar. Poderia perguntar o que é necessário para fazer um estágio nessa empresa (1º grau? 2º grau? Experiência?), se há possibilidade de remuneração (ou seja, se você vai receber algum dinheiro), se você recebe um certificado comprovando que fez o estágio, dentre outras coisas. E para começar a caminhar, você poderia incluir em 3 dias da semana 20-30 minutos de caminhada, quem sabe algum parente ou amigo(a) seu(ua) se anima e vai com você? Além disso, você tem que escolher bem o lugar que deve ser plano, para não prejudicar seus pés, e seguro!

Outra dica importante é sobre objetivos muito grandes. Dependendo da situação, não tem problema desejar algo difícil ou grande (por exemplo, emagrecer 30 quilos, se você estiver 30 quilos acima do peso, ou comprar algo caro), mas muitas pessoas desanimam por achar que não vão conseguir algo assim. O que podemos fazer é dividir o objetivo: se o objetivo é emagrecer 30 quilos, por que não planejar primeiro emagrecer 5? Quando conseguir passa para os próximos 5 e assim vai. Se você quer comprar algo caro, por que não economizar todo mês uma parte da grana?

Ai vem a parte mais difícil: ter determinação para cumprir a promessa. É difícil, mas não é impossível. É lógico que às vezes (só às vezes? XD) a gente acha melhor dormir mais um pouco do que acordar cedo e caminhar ou então ficar vendo TV ou conversando com os amigos(as) do que estudar, mas a vida tem seus sacrifícios! A gente precisa fazer algum esforço pra obter o que se quer, seja passar de ano sem recuperação, ter mais saúde ou ter uma vida melhor de forma geral. Você já deve saber as atitudes que tomamos hoje, trazem efeitos no futuro (esse futuro pode ser daqui 5 anos, mas também pode ser amanhã). Tente dar mais atenção ao que você vai conseguir ("vou conseguir passar de ano!") do que ao que você tem que fazer para conseguir ("Droga, vou ter que parar de jogar pra estudar agora...") porque dá mais ânimo para continuar. As recompensas podem até demorar, mas elas chegam!

Por fim, procure lembrar sempre da lista, cole no seu espelho ou na parede do quarto. Não perca a lista de vista para que você não esqueça o que está tentando conseguir. Além disso, fique à vontade para acrescentar itens à lista ou riscá-los, caso você mude de idéia ou, melhor ainda, consiga alcançá-lo.


Obs.: Faça uma brincadeira com você mesmo, escreva uma carta (ou faça outra lista) sobre como você acha que as coisas vão estar no final de 2011. O que você acha que vai mudar? O que vai ficar igual? Será que aqueles seus amigos finalmente vão começar a namorar? Quando 2011 acabar, leia a carta novamente pra ver se você tem talento pra mãe-diná! XD

Veja essa reportagem do telejornal "Bom dia Brasil" de 31/12/2010. O que você acha do que a repostagem fala?





O que você achou deste texto? O que achou das dicas? Concorda? Discorda? Dê sua opinião!

Abração e que 2011 seja cheio de boas mudanças!

Amanda

Obs.: * Clichê: algo que é muito comum, repetitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário