23/02/2011

Dica de série de TV - Tudo o que é sólido pode derreter

Você gosta de séries? E séries adolescentes? Então, você vai gostar de
"Tudo o que é sólido pode derreter"


Essa é uma série juvenil que explora, com pitadas de humor, o universo adolescente a partir do dia-a-dia de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias. Parece chato? Mas, acredite, não é! O jeito como a série envolve a história de Thereza com as obras é bem interessante e simples, não se preocupe, não tem nada de complicado. Assim, Thereza (e nós também), meio que sem querer, descobre o quanto a leitura das obras se assemelha com seus problemas e sentimentos e aí fica muito mais fácil entendê-los.

Provavelmente, você vai se identificar com as situações que acontecem na vida da menina, com o que ela sente, as dúvidas que ela tem. Amar e não conseguir se declarar, começo de namoro, sexo, fim de amizade, a morte de alguém que você ama, ligar para o que os outros falam de você, falta de compreensão dos pais...

Enfim, estes temas e muitos outros aparecem na série e se você está cansado(a) daqueles programas de TV para adolescentes que só falam de "caraca, minha mãe não quer comprar aquele celular irado pra mim", "fala sério, não tenho roupa pra ir pra festa!" ou "como vou impressionar essa mina? Ela é a garota mais popular do colégio!", então esta série é para você.

Para assistir, é só ligar a televisão na TV Cultura, sábado, às 15hs. Ao todo, são 13 episódios mais o curta-metragem que deu origem ao programa. Maaaas, se você não quiser esperar, é só assistir tudo aqui: episódios!


Quer saber mais sobre a série? Clique aqui! 



Assistiu? Comente o que você achou da série!

Amanda

17/02/2011

Tribos urbanas - Parte 1

Olááááááá! Gente esse artigo está saíndo a pedido da Heloísa (desculpa a demora u.u')...Mas olha, em nossa defesa, "etah artigo dificir, sô!" Esse foi um pedidão. Como ele é muito grande, e seguindo a sugestão da Helô, vamos dividir em partes 1 e 2! Aproveitem!!!
Maaas...O que são tribos urbanas? Todo mundo gosta de andar com pessoas que tenham interesses em comum, que gostem das mesmas músicas, estilo de roupa, conversar sobre os mesmos assuntos... E por aí vai. 

Desde pequenininhos, a gente anda "em bandos" ^^

Assim as pessoas acabam se juntando, formando grupos ou "tribos". Esse tipo de organização é mais comum de achar nas grandes cidades (embora possa ter em qualquer lugar), por isso nos referimos a elas como "Tribos urbanas" ou apenas "tribos". Ou seja, uma tribo urbana nada mais é do que um grupo que partilha coisas em comum e que algumas vezes, mas nem sempre, envolve também ideologias políticas e culturais, podendo orginar movimentos em defesa desses pensamentos.

"Unidos por um ideal comum!"

Vamos conhecer algumas delas? 
(Cuidado, a gente não vai definir ninguém, só te apresentar alguns estilos, que com certeza vc já viu por ai)


Punks 


Atualmente o movimento punk  parece ter sumido do cenário nacional. Ele já foi muito forte, além de dar origem a vários outros seguimentos culturais, exatamente por ter ser ramificado desde o seu surgimento. Por isso é interessante antes de falar dos outros estilos, conhecer esse, que foi o "pai" de outros muitos.


O punk surgiu como um estilo musical na década de 70 (veja a banda "Ramones" na figura ao lado), Inglaterra. Basicamente a idéia era fazer uma oposição aos sons que tocavam na época, com músicas cheias de acordes e letras complicadas, onde os cantores estavam distantes do público, pois viraram "estrelas", "celebridades". Era tudo muito voltado pro mercado, pra venda.

A música punk era simples, feitas com poucos acordes e letras que retratavam a vida difícil dos jovens pobres e desempregados da época, que tinham poucas chances de um futuro brilhante. Dessa forma, com essa idéia, a música e os artistas ficaram mais próximos das pessoas e qualquer um podia tocá-la, podia criar, se expressar. Temos que lembrar também que na época existia uma grande revolta dentro das pessoas, pois elas não tinham mais perspectiva de futuro, afinal estavam vivendo um período de guerra fria. O nome "punk" é uma gíria para coisa que não presta, podre. E eles se definiam assim por ser um movimento anárquico de crítica ao governo, educação, política, pobreza....


A facilidade de criar as músicas acabou estimulando que os jovens tentassem fazer várias coisas por si só, e isso virou uma idéia central desse estilo, que acabou virando movimento: Imaginem quantas pessoas criaram bandas, lutavam para reclamar sobre a situação de opressão, tentavam se expressar de todas as formas? Daí surgiram os fanzines, as camisas customisadas... Era a movimento do "faça você mesmo", que dava chance aos garotos do subúrbio. Dá pra entender como aconteceu a transição?


Com o tempo várias ramificações surgiram, como sub-estilos, por exemplo o punk-rock e o grunge, pop-punk, com milhões de bandas em cada um. E acabou que muitas dessas bandas passarm a ficar voltadas pro mercado, exatamente o que os idealizadores não queriam. Daí surgiu uma outra ramificação, que buscava trazer a raiz mesmo do movimento de volta, era mais pesada, batidas mais rápidas e com toda aquela cara de protesto...Esse é o Hardcore (figura ao lado: banda "Ratos de porão")


Hoje a gente pode citar, principalmente, a presença dos Anarcopunks, uma outra ramificação do movimento original, que tenta manter as raízes, e como o nome fala manter a rebeldia contra as mazelas sociais. A luta é contra a homofobia, xenofobia (discriminação com estrangeiros ou pessoas de fora da região), preconceito em geral, miséria, fome, violência e alienação da mídia. Como foi comentado antes, o pessoal tá meio sumido, mas ainda tem muita produção de zine e se vocês procurarem vão achar...^^


O visual é bem conhecido, roupa preta (típica de movimentos anárquicos), cabelos extravagantes, geralmente moicanos, acessórios como spikes....




Emo e Coloridos

Calma!!! Essas duas tribos geram muito polêmica, confusão e muitas vezes são difíceis de definir quem é quem. Embora um não queira ser confundido com o outro, eles tem algumas semelhanças. Aí vc me pergunta, "quais?", bem... na própria criação do estilo:
Como nós lemos acima, o Punk tem uma vertente chamada Hardcore. Desse estilo musical, surgiu um outro estilo, com melodias mais suaves (mais violões) e letras mais emotivas, por isso chamado de emocore. As pessoas que seguiam esse estilo passaram a ser chamadas de "emos" e desenvolveram uma estilo próprio. Como ainda estão ligados ao punk, herdam alguns traços: roupas e maquiagens escuras, cabelos chamativos e adereços como botas, correntes, spikes... Tudo de alguma forma cause um choque na sociedade (típico do punk), porém com uma postura mais melancólica. Nisso, o estilo chegou  ao Brasil (São Paulo) em 2003, quando se espalhou pros outros estados.

No Brasil, algumas bandas fugiram da tradicional melancolia das letras emo e optaram por uma atitude mais positiva (foi difícil achar uma palavra!). Isso apareceu no comportamento e na vestimenta bastante colorida, que deu o nome a essa nova tribo: "Os coloridos". Seu visual traz ainda uma moda retrô, inspirada  nos saudosos anos 80, como calça skinny, roupas coloridas, óculos grandes e etc... Muita gente não sabe que as bandas dessa década é que inventaram esse modo de vestir. Olhe e compare as imagens abaixo:


Quer ler mais?

Quer ver a parte 2 deste artigo? Clique aqui!
Nos próximos artigos:
otaku
headbanger
hip-hop
góticos
hippies
nerds/geek
e muito mais! ^^



Amanda e Lívia









Prefeitura de Fortaleza lança Centro de Referência LGBT

Estou repassando a notícia do site da prefeitura de Fortaleza. Digam o que acham desta iniciativa! ^^

O equipamento realizará pesquisas e planejará ações para defender os direitos do movimento.
  Movimento LGBT | Foto: Arquivo / Prefeitura de Fortaleza
A criação de um órgão que tenha a responsabilidade de planejar, articular e executar ações na área de promoção, defesa e difusão de direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs). Esta é mais uma demanda do Orçamento Participativo (OP) atendida pela Prefeitura com o lançamento amanhã, quinta-feira (17), do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra. A solenidade acontece a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza.

O equipamento, que fica no Centro da cidade, é ligado à Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) e oferece acompanhamento jurídico, psicológico e de serviço social gratuito para a população LGBT vítima de discriminação, violência e/ou omissão e lesão de direitos.

Além dos atendimentos, o Centro desenvolverá pesquisas que contribuam para o enfrentamento das desigualdades de gênero e o fortalecimento do movimento LGBT. Outro ponto a ser implementado é a efetivação das políticas públicas específicas, trabalhadas de forma intersetorial com órgãos públicos, para o atendimento a essa população.

Janaína Dutra
O Centro de Referência traz o nome de uma das principais militantes do movimento LGBT do país. Janaína Dutra era cearense e foi a primeira advogada travesti do país a obter carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dentre suas várias atuações, Janaína exerceu trabalho pioneiro junto ao Ministério da Saúde na elaboração da primeira campanha de prevenção à Aids destinada especificamente às travestis. Janaína Dutra faleceu vítima de câncer pulmonar aos 43 anos de idade.

:: SERVIÇO
Seminário de Lançamento do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra
Data: quinta-feira, 17 de fevereiro
Horário: 14 horas
Local: Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 - Luciano Cavalcante)
 
Amanda

13/02/2011

Drogas: trocando idéias - PARTE 2


Este artigo é a continuação deste:

Tipos de drogas e efeitos de cada um:

A seguir, você vai ler o tipo de droga, com alguns exemplos, seus efeitos momentâneos (positivos e negativos) e a longo prazo (ou seja, efeitos que a pessoa sentirá com uso prolongado).



Opiáceos (ex.: heroína): a pessoa se livra da ansiedade e depressão, fica mais confiante, eufórica e sente bem-estar.
- Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: Cólicas abdominais, prisão de ventre, impotência ou frigidez sexual, esterilidade, demência, confusão mental, convulsões, emagrecimento e desnutrição, anorexia, parada respiratória e, se não houver assistência terapêutica rápida, a morte. 

Benzodiazepinas (sedativos e relaxantes musculares): Elimina a ansiedade e a tensão muscular. Deixa a pessoa mais desinibida (porque é relaxante) e provoca o sono "para dormir e esquecer".
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: Diminuição da coordenação motora, do equilíbrio, ansiedade (a droga passa a não ter o mesmo efeito de quando a pessoa começou a usar e a ansiedade volta), irritabilidade e agressividade, grande labilidade emocional (a pessoa passa a mudar de humor facilmente), depressão com risco de suicídio, emagrecimento, pressão baixa, bradicárdia (diminuição do número de batidas do coração), parada respiratória e morte.

Álcool (ex.: cerveja, vinho, cachaça): o efeito é semelhante ao das benzodiazepinas, elimina a ansiedade, a tensão muscular e deixa a pessoa mais desinibida (porque é relaxante).
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: amnésia, diplopia (visão dupla), mudança de humor, agressividade extrema e demência, cirrose hepática, impotência ou frigidez sexual, podendo levar à inflamação dos nervos e destruição irreversível de células do cérebro.

Inalantes (tintas, lacas, colas, gasolina, solventes, aerossóis, etc.): o efeito é semelhante ao das benzodiazepinas.
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: Embriaguez, alucinações, diplopia (visão dupla), Doenças graves do fígado rim e sangue (leucemias), demência irreversível, parada respiratória, coma e morte.

Anfetaminas, Ecstasy e Cocaína: a pessoa sente auto-confiança, euforia e energia. Aumento passageiro da capacidade de concentração, memorização, rapidez de associação de ideias, maior força muscular e diminuição da fadiga, sono, fome, sede ou frio. O crack é um derivado da cocaína.
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: Secura da boca, aumento do suor, febre, hipertensão e arritmias cardíacas, irritabilidade, agressividade, emagrecimento, tremores e convulsões, delírios e paranóia (por exemplo: sensação de estar sendo seguido). A cocaína é muitas vezes associada à perfuração do septo nasal.

Canabinóides (maconha e derivados): perda da ansiedade e promove sensação de bem-estar, desinibição, maior capacidade de fantasiação, visualização da realidade com mais intensidade (cores e sons mais distintos).
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: secura na boca, reações de ansiedade e pânico (mais comuns em pessoas com mais tempo de uso da maconha), agressividade, às vezes, alucinações, podendo gerar doenças como psicoses.

Alucinogénios (ex.: LSD): aumento das persepções sensoriais (cores e sons mais intensos), sinestesias (o que você deveria sentir com um dos sentidos, você sente com outro, por exemplo: ouvir cores e ver sons). Sensação de levitação e sentimento de estar unido ao Universo deixando de ser uma algo individual. 
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: sensação intensa de pânico e delírios de paranóia que podem durar até cerca de 2 dias (estas reações, às vezes, provocam acidentes mortais)Flash-backs nos quais o ex-consumidor volta a sentir os efeitos do consumo até um ano depois de deixar de consumir.

Tabaco (ex.: cigarro): relaxamento, melhora na concentração.
Quando o uso vira rotina (uso contínuo), pode acontecer: o coração acelera e a pressão fica alta, tosse e problemas graves no coração e nos vasos sanguíneos em pessoas que têm tendência para ter essas doenças. Doenças pulmonares e câncer. Doenças vasculares (enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais - AVC) gangrena dos membros e impotência sexual.


Viu só? Tem efeitos que são bons de sentir e outros que não são. E é justamente esse o problema da dependência, os efeitos vão ficando mais perigosos quanto mais se usa a droga. Além disso, quando a pessoa começa a usar uma droga, algum tempo depois o efeito legal não é mais tão forte quanto no começo, então ela corre pra outras drogas mais fortes e parar vai ficando cada vez mais difícil.

Quer ler mais?

Como funciona a ação das drogas no corpo?

O cérebro envia mensagens para todo o corpo poder funcionar. As drogas têm esses efeitos porque elas mexem na forma como o cérebro envia as mensagens. Como isso acontece?


O nosso cérebro é feito de células chamadas neurônios. Eles possuem estruturas alongadas que ficam próximas para poderem se comunicar liberando substâncias umas para as outras (essas substâncias são os neurotransmissores). O nome dessa região onde os neurônios se comunicam é sinapse. As drogas são feitas de substâncias que alteram essa comunicação e ai surgem os efeitos que a gente viu no começo do texto. Elas podem alterar impedindo a liberação da mensagem ou aumentando alguma mensagem.

As drogas depressoras, como os barbitúricos, podem atuar tanto sobre os neutransmissores como sobre certas células, retardando ou diminuindo o envio da mensagem, tornando os movimentos mais lentos. As drogas excitantes, como a cocaína, aceleram ou aumentam a atividade dos neurotransmissores, fazendo a atividade do cérebro ficar mais rápida ou intensos. Já as drogas alucinógenas prejudicam a produção dos neurotransmissores e o funcionamento normal cerebral. Tanto no caso das depressoras como das excitantes, o longo uso das mesmas pode alterar o funcionamento do cérebro.

Bom, galera, tem muito mais coisa para se falar sobre as drogas. Eu procurei falar dos pontos mais importantes e tentei escrever da forma mais simples possível para facilitar o entendimento. O que você achou? Faltou alguma coisa? Ficou com alguma dúvida? Discorda de algo que foi dito? Comente!

Saúde pra td mundo! XD
Amanda

06/02/2011

Drogas: trocando idéias - Parte 1

Geralmente, o tema drogas é tratado assim: tem o diabinho que tenta você a usar porque você vai curtir mais e ser bem considerado pelos seus amigos e o anjinho mostra que você vai viver em um mundo de ilusão, vai perder o apoio da família e dos amigos e vai enlouquecer podendo até morrer. Então, quem usa drogas é fraco e quem resiste é herói. Será que é tão simples assim? Será que a discussão sobre as drogas se resume a uma luta entre o bem e o mal?

Vamos tentar conversar de um jeito diferente? Jogo limpo, sem julgar nada nem ninguém, simplesmente analisando os fatos? Eu vou tentar fazer um artigo assim, é claro que eu também tenho minhas próprias idéias e opiniões e é muito difícil escrever sem colocá-las no texto, mas vou tentar XD. Qualquer comentário que você não concorde ou se você quiser acrescentar algo ao artigo, já sabe, é só comentar!


Obs.: Dividi o texto em duas partes para sua leitura ficar mais agradável. A primeira parte vai tratar um pouco da história das drogas e dos verdadeiros problemas relacionados a elas. A segunda parte falará dos tipos de drogas, seus efeitos (sensações e confusões) e sobre seu uso na medicina.

A palavra droga é utilizada em vários sentidos. São chamados de drogas: remédios, bebidas alcoólicas e outras substâncias chamadas entorpecentes, ou seja, substâncias que causam algum tipo de mudança psíquica e química no nosso corpo. Explicando melhor, são substâncias que mexem com o nosso comportamento e com o funcionamento do do corpo.

Um pouco de história...

As drogas sempre foram utilizadas pelo ser humano desde o começo de sua existência. Tanto como substâncias medicinais, como em rituais religiosos ou para obter determinadas sensações como prazer ou coragem. Alguns povos acreditavam que os vegetais que proporcionavam estas sensações eram presentes dos deuses.
Por exemplo, você já deve ter ouvido falar sobre os rastafári e sobre o reggae. Muitas pessoas ligam essas duas palavras à maconha, mas sem saber qual a relação entre elas e achando que quem é Rasta (membros do movimento rastafári) e curte reggae fuma maconha só pra curtir. Na verdade, rastafári é muito mais que um penteado de cabelo ou um gosto musical, é um movimento religioso cujo deus adorado é Jah. Esse movimento surgiu na Jamaica nos anos 20 e serviu de conforto para o povo que era  bastante explorado, além de fazer com que as pessoas refletissem sobre questões políticas e sobre o racismo contra os negros. A maconha é usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais religiosos específicos (ou seja, eles não ficam fumando maconha o tempo todo), por isso não é porque a pessoa é Rasta que ela é viciada. Além disso, alguns Rastas escolhem não usar.

Pois é, algumas drogas são muito importantes para determinados povos e muito preconceito faz com que a cultura deles seja mal compreendida e até vire motivo de gozação. Por exemplo, alguns pesquisadores afirmam que a sociedade rejeita a maconha devido à origem de seu uso estar ligada aos pobres, negros e latino-americanos.


Este texto da revista Superinteressante fala sobre um possível motivo que gera a rejeição à maconha


Veja uma tabela com os fatos que marcaram o histórico das drogas:

O problema social: dependência, tráfico e violência 

Então, tudo começou com o uso medicinal e religioso, só que as drogas se espalharam pelo mundo, pelas diferentes culturas e por todas as classes sociais, surgindo outros motivos para uso: para se divertir, desopilar, esquecer, relaxar, ficar mais corajoso(a), mostrar para os outros que usa, etc. Motivos não faltam. Só que as drogas podem gerar dependência e a pessoa passa a não controlar quando e onde quer usar. O corpo passa a necessitar da substância presente na droga. Isso pode acontecer com outras coisas que não sejam drogas como: comida, computador, vídeo-game, a pessoa amada... todas essas dependências geram problemas e sofrimento. No caso das drogas, a gente está careca de saber que elas causam danos ao corpo da pessoa e à vida social dela, podendo causar morte. Além disso, gera transtorno e sofrimento para todo mundo que está por perto. Então, por que as pessoas entram nessa? Ah, quem nunca quis ser mais descolado, menos tímido? Ou então esquecer dos problemas com a família, na escola, ou no trabalho? As drogas têm esses e outros efeitos , mas eles são temporários, não duram para sempre e a timidez e os problemas voltam, lógico (detalhe: tem gente que usa até pra ter coragem de brigar na rua, assaltar ou cometer outros crimes). Mesmo que a pessoa comece a usar uma droga menos pesada, depois de um tempo de uso, o efeito não é mais como no início e a pessoa passa para drogas mais fortes. Isso acontece bastante quando uma pessoa começa a usar maconha, depois passa para a cocaína, crack, etc. Assim, a dependência e os problemas no corpo vão ficando mais graves.
Além disso, boa parte das drogas são ilícitas, ou seja, ilegais ou proibidas de produzir, vender ou consumir, ai que entra o tráfico.

Tira-dúvidas sobre as leis relacionadas às drogas:

Se você já assistiu o documentário Falcão: meninos do tráfico (que foi transmitido pelo Fantástico em 2006), deve lembrar que o tráfico envolve muitas pessoas fazendo ele funcionar: quem comanda tudo, quem produz, quem vende, quem defente o território de cada traficante, quem vigia, quem finge que não vê nada, quem compra a droga, etc. Deve lembrar também que muitas dessas pessoas morrem apenas dois anos após seu envolvimento no comércio de drogas. Só que muitas vezes, pra quem vive na miséria, viver 2 anos cheio da grana é melhor do que viver 20 sem poder comprar o que quer. Eu não estou justificando a atitude de se envolver em algo que é ilegal, mas eu acho que a gente deve analisar a situação de vários pontos de vista para poder entender o problema. Às vezes, até a polícia vira cúmplice, seja para se proteger ou para faturar um dinheirinho a mais, lembrando que as condições de trabalho e o salário dos nossos policiais estão longe de serem os ideais. E quem compra a droga, mesmo que seja na melhor das intenções, está colocando dinheiro em tudo isso (você já viu o filme Tropa de elite? Ele fala sobre isso).

Resultado? Violência e mortes, por exemplo, na região metropolitana de Fortaleza - CE, de janeiro a junho de 2008, 498 pessoas foram mortas por causa de envolvimento com o tráfico de drogas. Imagina o tamanho do número se a gente for considerar o Brasil todo. 
Mas morte e violência também são causadas pelas drogas lícitas, ou seja, legais ou permitidas. No Brasil, a cada hora morrem 10 pessoas por causa do fumo e 75% das mortes no trânsito brasileiro são causadas por motoristas alcoolizados.


A história das drogas no Brasil: 

Beleza, se elas geram tantos problemas por serem proibidas, por que não legalizar as drogas? Ou seja, por que não permitir que se use, produza e venda? Bom, a gente não pode esquecer que elas causam problemas de saúde, só que o cigarro também causa, as bebidas alcoólicas também, comidas gordurosas também e não são proibidos. Mas que elas causam problemas graves de saúde, elas causam (na parte 2, vamos falar sobre isso, ok?). E hoje em dia, já existem muitas drogas sintéticas (feitas em laboratório) que têm efeitos mais potentes (tanto os efeitos bons como os ruins) e possuem substâncias altamente causadoras de dependência.


Existem pessoas que defendem a liberação da maconha, elas falam que poderia ser feito um cadastro dos locais de venda e das pessoas que usariam, diminuiria a violência gerada pelo tráfico e a dependência de outras drogas com efeitos piores que o da maconha. Outras pessoas são contra, afirmando que a população não saberia administrar o uso e mais gente começaria a usar maconha. Quem é contra também fala que os crimes de tráfico não diminuiriam, pois nos países onde a maconha é legalizada, como a Holanda, pelo contrário: os crimes aumentaram. Lá na Holanda, você pode fumar maconha em qualquer lugar e comprar em lojas autorizadas, será que isso daria certo aqui? Considerando que somos um povo diferente dos holandeses, que a educação no nosso país também é totalmente diferente?


Continua...

E ai? O que você achou do texto? Qual a sua opinião sobre as drogas? Existe muita discussão, inclusive no senado federal, sobre a legalização da maconha, por exemplo. Seja qual for a decisão dos nossos senadores, ela vai influenciar a nossa vida. Então, é importante que você pense sobre o assunto, pois você vai precisar votar em alguém que irá decidir como o Brasil vai lidar com as drogas por você.


Quer ver a parte 2 deste artigo? Clique aqui!


Amanda