25/08/2010

Muito prazer!

{#} Olá pessoal!!! Eu sou a Lívia (a de verde) e eu sou a Amanda (a de branco)! Somos biólogas formadas pela Universidade Federal do Ceará e as idealizadoras do "Já é!". Todo mundo sabe que a adolescencia é um dos momentos da vida em que a gente mais quer se  expressar, questionar e entender um monte de coisa. Assim, ao longo da nossa formação, por meio do contato com os adolescentes nas escolas, tivemos a idéia de criar um espaço onde você pudesse ler e falar daquilo que gosta, não gosta e o que quer realmente saber. Isso vale para qualquer tipo de assunto: sexualidade em geral, amizades, saúde, escolhas, atualidades e, claro, poderá enviar suas dúvidas!
Esse vai ser um espaço livre, onde você pode participar fazendo perguntas (sem se identificar, se preferir {#}), desabafar sobre sua vida, dizer o que pensa sobre qualquer coisa e conferir a participação de outras pessoas que vão participar (inclusive a gente {#}).
Fora isso, vão aparecer por aqui muitos textos informativos, dicas de cuidados, sites, filmes, músicas, vídeos e comentários. Sinta-se livre para dar a sua opinião sobre o que você quiser.
A adolescência não mexe só com quem está vivendo, mas com quem está em volta também: pais, amigos, parentes, professores e um monte de gente. Não é fácil entender  algumas situações, conseguir dialogar e acontecem muitos conflitos. Então, este espaço também pertence a vocês, pais, mães, parentes, educadores... Para que nós possamos nos ajudar!

É isso aí! Aproveitem, comentem com sugestões do que vocês querem ler aqui e de como podemos melhorar o Já é, pois a nossa intenção é que ele esteja sempre melhor para vocês!

Até o próximo artigo,

Amanda e Lívia

23/08/2010

Abraço/beijo grátis

Oi Pessoal!{#} A gente precisa ter uma conversinha...É sobre essa nova mania de sair por aí oferecendo beijo ou abraços grátis numa plaquinha...Olha eu não vou escrever aqui sobre ser contra ou a favor dessa filosofia, mas muitos de vcs tem usado isso de uma maneira que realmente foge muito do objetivo e não tem nada de bacana...{#}
A pouco tempo eu fui num evento voltado para o público jovem e só o que eu vi foi isso, fiquei bem horrorizada...ahahah...Vários meninos e meninas tentando "chegar" em alguém interessante mostrando a tal da plaquinha...Gente alou!!! Vcs acham mesmo que vão conseguir " dá um migué" em alguém sem falar nada? Vamos nos expressar, né? Treinar o nosso "queixo", usar palavras legais, resumindo, vamos treinar a nossa comunicação, afinal se a gente tem corda vocal e um cérebro maravilhoso, com certeza não é para jogar isso fora, fugindo de se aproximar de alguém com um bom papo...Cá pra nós, vc ficará bem mais interessante e conquistador(a) se tiver aquele papo super descolado.{#}
Mas para quem ainda quer usar a plaquinha (não sendo com o único objetivo de "dar um migué" {#})... Abraço tudo bem, mas BEIJO pessoal??? BEIJOOOOOOO??? Alou denovooo!!! Gente, vamos para e pensar um pouco, tá? Beijar alguém que vc nunca viu na vida, não  sabe nada dela, nenhum histórico (isso vale para qualquer balada) pode ser algo perigoso...E se essa pessoa tem herpes labial (nem precisa de crise para transmitir ou a bolha pode ser tão pequena que vc nem veja ou ache que é uma espinhazinha), alguma bactéria, um vírus...Lá vai vc pegar uma inflamação de garganta, sapinho, fungo e sabe lá mais o que!!{#} Tudo pq vc tá se achando super descolado(a)...Então pessoal, sério mesmo, parou geral com isso de beijo grátis, certo? Abraço pode, se vc acha que isso é bacana, uma maneira de incentivar o afeto, eu nem vou entrar nesses detalhes, mas beijo não, pois assim, vc acaba se expondo a riscos desnecessários e também outras pessoas que convivem com vc...Uma ficante, uma amizade "colorida"{#}
Então o recado de hoje é: VÁ APRENDER A QUEXAR O POVO, TER UM PAPO INTERESSANTE, SER DESCOLADO DE OUTRAS MANEIRAS E NADA DE SAIR POR AÍ BEIJANDO TODO MUNDO PQ VC PODE SE DAR MAL, BELEZA?
Então se cuidem e a gente se fala depois!!!
Lívia {#}

Cultivar um sonho

Olá Pessoal! {#}  ontem passou na tv um programa novo na Globo, chamado "Brasileiros". O repórter contou a história fantástica de um menino que morava numa vila de pescadores, na praia de Paracuru-Ce. Esse menino tinha o sonho de ser bailarino...Imaginem toda a dificuldade que ele passou? Enfrentou o preconceito dos conhecidos, levou surra do pai e ainda por cima, teve que ralar muito para poder ter essa formação que ele tanto queria. Foi muito difícil, mas ele ganhou o mundo e além de ser um bailarino internacional, se tornou professor de escolas de balé na Polônia e em outro país que agora não me lembro...{#}
Hoje, muitos anos depois ele retornou a Paracuru e fundou uma grande escola de balé, que está mudando a vida de muitos meninos e meninas, que além da dança aprendem a sonhar como ele sonhou, que não precisam seguir os destinos dos pais, serem pescadores, agricultores ou pedreiros, não que alguma dessas profissões não seja digna, mas que eles podem sonhar e conseguir com seu esforço ser o que quiserem, e não o que o pai ou a mãe é. Tudo isso é fruto de cada um deles ter perseguido o seu sonho, mesmo que ele pareça tão difícil.
É isso que eu queria mostrar a vcs. Sabe, todo mundo tem um sonho que acha impossível...Eu tenho tantos sonhos, tantas coisas que eu queria fazer...O importante é não desistir, é ir à luta e acreditar que  um dia, mesmo que não seja agora, o seu objetivo vai ser alcançado. E sabe qual é a melhor coisa? Quando o seu sonho, aquele objetivo pelo qual vc batalhou tanto muda não só a sua vida, mas a vida de outras pessoas, como o desse professor de dança...Aí, como ele mesmo disse, vc encontra a sua forma de mudar o mundo. Vc pode dizer "que mudar o mundo que nada, só algumas pessoas", mas gente, a gente melhora o mundo, quando a gente muda certas atitudes das pessoas!{#}

Sabe qual é o meu sonho? Assim um desses assim de mudar a vida de muita gente? Eu queria mesmo é fazer uma excelente pós graduação em educação (difícil viu) e me tornar uma grande professora-pesquisadora. Pq eu acredito que a educação é uma porta que pode mudar as coisas e muuuitas coisas. As vezes eu fico muito triste pq é realmente um caminho difícil, as pessoas falam que a educação é importante, mas hoje para um professor se aprimorar na área, como diz minha querida mãe, "tem é Zé"...Mas vamo lá, tô na luta e um dia eu vou conseguir! Desejo que todos vcs tb pensem assim! Ah, quem quiser ver um pouco do programa está o link aqui embaixo, é só clicar!oi Copiar e colar no seu navegador!
http:\\video.globo.com\videos\player\noticias\0,,GIM1284935-7823-BAILARINO+ABRE+ESCOLA+DE+DANCA+NO+CEARA,00.html

Lívia {#}

Respeito e Dignidade

Oi Gente!!! {#} E aí, tudo tranquilo?
Hoje eu queria falar, de um assunto que parece batido, que todo mundo fala, mas que eu acho que poucos sabem na real o motivo de ele ser tão impotante: RESPEITO. Não tô falando aqui daquele respeito hipócrita de se passar de legal, mas no fim, vc "apedreja" do memso jeito. Eu tô falando, de quando vc respeita o que for de diferente nas outras pessoas, não pra dar um de legal, de que "eu sou uma boa pessoa", mas porque vc entende que quando uma pessoa é respeitada ela mantém a dignidade dela. E que isso é o que a gente mais precisa pra viver bem e feliz, sem ficar deslocado, como um arroz no meio de um prato de feijão.
Eu conheci uma pessoa ontem, que todo mundo vivia falando de sua alegria, bom humor e de como era uma pessoa que estava sempre disposta a ajudar os outros. Uma pessoa assim a gente sempre vai querer conhecer, né? Mas ontem foi diferente. Ele não tava assim. {#} Estava triste, muito abatido, dez quilos mais magro. E isso foi tão forte que eu conversei com ele. Sabe o que aconteceu? Ele foi assaltado, espancado e chingado de tudo de mais horrível que vcs possam umaginar, sabe pq? PQ ELE É HOMOSSEXUAL. PQ ELE GOSTA NAMORAR E SE RELACIONAR AFETIVAMENTE COMPESSOAS DO MESMO SEXO. E agora vcs tão se perguntando o motivo de eu estar repetindo o que ele é assim. Sabe por que? Porque eu não entendo como isso pode ser razão para outras pessoas maltratarem alguém assim. Alguém sabe? {#}
Hoje, esse rapaz tá tomando remédios para sair de mais uma crise de pânico desencadeada por esse ataca homofóbico. Sim, MAIS um, pq já aconteceu antes. E esse história acontece todo dia, como negros, gays, estrangeiros, mendigos, professores, muçulmanos, palestinos e seja lá quantos mais. Acontece que não existe um motivo pra isso gente, nem nunca vai ter. Pq roubar  adignidade de alguém, fazer ela perder a vontade de viver por não se sentir entendida e aceita dentro do lugar que vive é a pior que dar um tiro nela. Isso vai corroendo a alma aos poucos, destrúindo a pessoa e no fim, se ela não morre disso, ela passa a vida como uma pessoa morta.
É por isso que se pede tanto por respeito. Que se fala tanto pra se colocar no lugar do outro. Não é um favor, não é pra ser legal. É pra que vc aprenda a viver em sociedade, e garantir que vai existir um equilíbrio no convívio de todos. Porque é verdade: VC TEM OBRIGAÇÃO DE MANTER O BEM ESTAR DO GRUPO ONDE ESTÁ VIVENDO{#}

Então eu realmente deixo esse pedido hoje: Aprendam a perceber que cada um de nós pode ajudar a manter ou a acabar com a dignidade nossa e dos outros, e que sem ela, não se vive bem. RESPEITO É FUNDAMENTAL!
Um ótimo dia!

Lívia  {#}

Dica de filme Billy Elliot

Queria dar uma dica de filme: Billy Eliot! O filme se passa na década de 80 e trata da vida de um garoto, filho de um mineiro, que descobre a dança como uma forma de se expressar e uma paixão. Assim, ele luta pelo sonho de ser um dançarino ao mesmo tempo que enfrenta o preconceito (daqueles que acham que dança é coisa de mulher e que menino tem que jogar futebol!) e os problemas da família. O filme é bem interesssante para que a gente discuta: o que é ser menino? e menina? Além de ser divertido e ter uma trilha sonora perfeita (quem gosta de rock da década de 80 vai adorar ;D).
Link do trailer: http://www.billyelliot.com/pages/trailer.html
Amanda {#}

Camisinha apertada

Muitos meninos reclamam que não gostam de usar camisinha porque acham que elas são "apertadas" e acabam tirando a sensibilidade do pênis no contato na hora do "vuco-vuco". E sabe o que acontece? Muitos acabam não usando...E daí muita coisa pode acontecer, pegar uma dst ou uma gravidez...
A sugestão do Ja é, é que vcs procurem por camisinhas do tipo "Large" (não é uma marca, e sim um tipo de camisinha que pode ser achado em diversas marcas), que geralmente são um pouco mais largas (3mm) que o tamanho normal, e pode dar um conforto maior. Outro tipo que pode ser legal de se experimentar é o tipo "sensitive", que são mais finas (embora resistentes) e podem melhorar a sensação de contato do pênis.
Viu ? Agora não tem mais desculpas para não usar camisinha !{#}
E quer saber? Ousem experimentem os tipos e marcas até achar uma que vc e a pessoa que está gostem. Tem camisinha que esquenta, que esfia, que tem bolinhas pra dar mais prazer...É só procurar!

Lívia

Maquiagem natural e prática

Vc já passou por algum momento em que precisou se maquear e não estava com tudo o que precisava? Ou por falta de grana não comprou o blush, sombra ? Pois agora vc vai ver que só precisa de UM item, pra fazer um make-up super natural e bonito ! E olha que esse truque veio de uma fotógrafa famosa, que o utiliza com as modelos de seus ensaios, por isso, super fashion ! E eu testei e aprovei !
Vamos lá !
Item básci e ÚNICO para o make-up --> BATOM VERMELHO !
BLUSH = toque com a ponta do batom, de leve, nas maçãs do rosto (sorria, o que ficar altinho, vc carimba) e depois, com os dedos, esfumace ate dar aquele tom certo de blush.
BOCA= passe o batom no dedo e dê leves batidinha na boca. Isso vai corar seus lábio e deixá-los com uma aparência saudável e não carregada, bem natural.
OLHOS= vc pode fazer o mesmo que fez no caso da boca, só dar uma iluminada mesmo.

O resultado fica ótimo, uma carinha saudável e natural. E apesar de ter sido feita com um batom vermelho, não deve ficar tudo forte e vermelhão, tente ser suave e usar as nuances em cada parte, olhos, bochechas e boca.

boa sorte

Lívia

Segurança na Internet

A internet revolucionou a cominicação do mundo {#}. Não é incrível a gente falar com pessoas que vivem em lugares super distantes? E a velocidade das informações? Acontece uma coisa lá no Kasaquistão e a gente fica sabendo minutos depois. Só que a gente tem que tomar cuidado, pois tem gente que usa a internet para prejudicar pessoas ou cometer crimes graves {#}.
Tem todo tipo de coisa acontecendo: gente que passa vírus por e-mail, por links no orkut, em sites, gente que divulga coisas que são contra a lei (nazismo, homofobia, pedofilia, por exemplo), gente que finge ser outra pessoa ou finge estar bem intencionado para enganar e encontrar alguém prejudicando a pessoa de alguma forma (estupro, sequestro, assassinato, por exemplo), xiiiiiiiiiii um monte de coisa {#} , esses são só alguns exemplos.
Então, como se protejer{#} Ai vão algumas dicas:
(veja bem: algumas! Tem muito mais coisa que você pode fazer, pesquise pela internet, fale com alguém que entende do assunto)
Sabe aquelas correntes de e-mail e orkut? Aquelas que você recebe uma mensagem de alguém que te ama e que você tem que enviar pra 15 pessoas ou um milhão de tragédias vão acontecer na sua vida (que forma estranha de amar, em? XD)? Ou então, aquelas de crianças desaparecidas ou doentes que recebem um centavo por cada e-mail que se envia à corrente?
Pois é, sabe pra quê isso serve {#}? É só pra fazer circular os e-mail das pessoas que enviam ou encaminham essas mensagens, assim os spammers (pessoas que divulgam todo tipo de porcaria pela net, incluíndo vírus) pegam esses e-mail para enviar spam (e-mail com divulgação de qualquer tipo de informação (como dicas mentirosas) e aplicam golpes e estelionato.
Por isso, quando receber correntes e pedidos para encaminhar, não façam isso, pois vocês expõem os seus e-mails e o dos seus amigos a pessoas mal intencionadas. E se o e-mail disser que é para ajudar uma criança com câncer ou outra doença a receber dinheiro, também não acreditem. Essas mensagens circulam na net por muitos anos. Para quem quer ver um pouco mais das muita mentiras que circulam na net, consulte o site http://www.e-farsas.com/ {#}Lá tem uma seleção dessas correntes que eles pesquisaram para ver se são falsas!
A internet passa uma sensação de segurança porque você está longe da pessoa com quem está conversando. Você pode pensar: "eu nunca vou ver ele(a) mesmo!" e sair dizendo um monte de coisa para aquela pessoa que você conheceu pela internet. Acontece que dependendo das infomações que você solta na net, a pessoa pode te encontrar sim! Um exemplo: dê uma olhada nas suas comunidades do orkut, olhe o quanto elas dizem sobre você. O seu perfil talvez informa a sua cidade. Se você tiver na comunidade do seu colégio e em uma do tipo "Eu odeio acordar cedo", qualquer pessoa pode supor que você estuda de manhã e vendo suas fotos, não é difícil ir ao seu colégio e encontrar você {#}.
Também não dê informações como telefone, endereço, locais que você frequenta ou qualquer tipo de coisa que permita a alguém lhe encontrar! Cuidado com o que você diz no msn, bate-papo, blog, orkut, na internet! Algumas pessoas fingem ser outras para conseguir essas infomações. Por exemplo, pode ser que aquele garoto legal que você conheceu seja um cara de uns 30 anos e não de 15 como ele havia dito. Como você vai saber? É só ele pegar a foto de um garoto e botar no perfil dele. Você sabe como é fácil criar um perfil ou conta fake (falsa) e meninos e meninas podem ser enganados, viu?
Já foram divulgados vários casos de adolescentes que saíram de casa para encontrar um(a) amigo(a) ou namorado(a) da internet e desapareceram. Esses enganadores podem estuprar, sequestrar e matar.
Se você tem um contato e percebeu que ele não é tão amigo assim, que pode ser alguém perigoso ou desagradável e que fica lhe mandando porcaria {#}, você pode excluir ele ou bloquear {#}! Se não der certo, vale à pena criar outra conta pra você.
Sites legais:
Cartilha de segurança na internet (bastante completa e com informações muito úteis sobre segurança em tudo o que você faz pela net como comprar, se comunicar, ler): https://sac.uol.com.br/info/cartilha/index.jhtm
Movimento intenet segura (também contém várias dicas e notícias sobre segurança): http://www.internetsegura.org/
Uma navegação segura a todos {#},
Amanda {#}

22/08/2010

"Rick Martin é gay" - Isso é notícia de jornal?



O renomado cantor porto-riquenho, Rick Martin, revelou esta semana em seu blog que é homossexual. Ai já viu, né? Astro pop muuuito famoso, talentoso, com clipes bastante sensuais com mulheres e tal... todo mundo falou dessa revelação, até os telejornais. Telejornais?! Sim, isso mesmo. A notícia foi anunciada junto com as do julgamento do casal Nardoni, da previsão do tempo, dos acidentes nas estradas e dos novos tratamentos estéticos para pele. Estava assistindo o telejornal quando a jornalista deu a "notícia", quando ela acabou, eu escutei alguém fazer o comentário: "o mundo está mudando, o preconceito está diminuindo, agora ele pode assumir."

Será? O que você acha do fato do cantor afirmar ser homossexual ter sido notícia de jornal? O que isso significa? Menos preconceito e discriminação contra homossexuais? Ou que as coisas estão do mesmo jeito?

Preconceito?



Vídeo tirado de uma edição do BBB10.
Sem fazer apologia ao programa, mas sim ao que foi falado nele, trouxe o video pro Jaé.
Nele o participante Dourado afirma "Os heterossexuais não pegam AIDS", numa clara vinculação da imagem do Homossexual à doença.

O que vcs acham ?

Amor virtual?



O que acharam da música? O que vocês pensam sobre o que ela diz?

Baby Sugar - sobre homossexualidade



Vídeo sobre Homossexualidade...O que vc achou? Você concorda com algo do vídeo? Discorda de algo? Comente o que você quiser!

Vídeos!



Nesta categoria vocês poderão discutir sobre diversos vídeos encontrados na internet. Além disso, podem sugerir vídeos para uma discussão também.

TOP DÚVIDAS 3


1- "O que é orgasmo ou gozo?" {#}
é o ponto máximo de prazer que uma pessoa alcança em uma excitação sexual. Pode acontecer numa transa, com a masturbação ou mesmo se você apenas pensar em algo que lhe deixe muito excitado(a). No homem, é acompanhado da ereção (o pênis fica duro) e da ejaculação (liberação do sêmem, gala) e na mulher acontece a liberação de um líquido no interior da vagina. Homens e mulheres sentem espasmos, o coração e a pulsação aceleram e a pessoa sente tremores pelo corpo e formigamentos, pois o orgasmo gera muitas contrações musculares ao redor dos órgãos sexuais e em outras partes do corpo. O que se sente no orgasmo pode variar de pessoa para pessoa.

2- "Como dizer pros seus pais que você é homossexual?"
Essa pergunta é muito frequente e a resposta depende muito de como os seus pais são, não é? Antes de contar, tente puxar o assunto sem falar sobre você: se você e seus pais estão vendo tv e começa uma reportagem sobre homossexualidade, por exemplo, converse com eles sobre o assunto, mostre que nada muda se alguém gosta de uma pessoa do mesmo sexo, a pessoa não vai ser um filho(a) pior por isso, a relação entre ela e os pais não precisa ficar diferente, etc. Tente fazer com que eles pensem sobre o assunto sem você falar sobre si mesmo. Depois de um tempo, talvez você perceba a hora certa de falar. Esse tempo vai depender dos seus pais e do quanto você tentou fazê-los pensar sobre o assunto. Enquanto isso, vá refletindo sobre você, tentando se conhecer, descobrindo qual a sua opinião sobre tudo isso porque se você não souber sua opinião, como vai fazer com que seus pais pensem sobre ela?

3- "Para uma pessoa engravidar depende do tempo (hora, minuto) da transa?"
Não, pode ser a qualquer momento. Basta que algum líquido com espermatozóides saia do pênis e entre em contato com a vagina. É comum, homens ejacularem (ou liberarem aquele líquido transparente que vem antes da ejaculação que também tem espermatozóides) na parte de fora da vagina e acontecer a gravidez. Para que uma garota fique grávida, basta um espermatozóide entrar em sua vagina e fecundar um óvulo. E isso pode acontecer em qualquer momento da transa.

4- "Como a pessoa pega câncer?"
Câncer é uma doença que não se pega como a gripe ou a AIDS, por exemplo. Você simplesmente desenvolve. As células do nosso corpo se dividem normalmente. É graças a isso que a gente cresce e renova nosso corpo. O câncer acontece quando uma célula começa a se dividir sem controle para parar, podendo gerar tumores. O câncer fica mais sério quando se espalha pelo corpo, por isso é importante ir ao médico com frequencia para que seja descoberto cedo. Quando ele se espalha, as chances da pessoa se curar são menores, mas se for descoberto no início, as chances são muitas. Você pode prevenir alguns tipos de câncer: perto de 40% dos casos são provocados por cigarro, vida sedentária, consumo exagerado de álcool, dietas pobres em vegetais e ricas em alimentos altamente calóricos que levam à obesidade são responsáveis por mais 30% (só para citar as causas evitáveis mais importantes). Outros você não tem como previnir, eles estão programados para acontecer e isso depende muito de cada pessoas, nesse caso o melhor é descobrir o mais cedo possível.

Fonte: http://www.drauziovarella.com.br/artigos/curadocancer.asp (este site está nos favoritos do Já é!)

5- "Qual a melhor: a camisinha feminina ou a masculina?"
As duas protegem muito bem de doenças e previnem a gravidez. Alguns profissionais da saúde dizem que a feminina protege mais porque cobre a vagina por fora e evita o contato com o saco escrotal (é o saco mesmo) onde o vírus que causa o HPV (que é uma doença) também fica.

Fonte: http://www.acessa.com/mulher/arquivo/sexualidade/2006/02/10-camisinha/

Top dúvidas 2


Oi gente! Tudo bem? {#} Vamos então para mais um querido Top dúvidas! Aproveitem, leiam bem e qualquer coisa, coloquem suas dúvidas nos comentários!

1) "Quando aquele corinho, aquela pelezinha do pênis rompe, ele deixa de ser virgem?"
R: Aquele "corinho" que liga o prepúcio (pele que cobre o pênis) à cabeça do pênis (glande), pode, durante uma transa, acabar rompendo, mas isso depende muito do tipo de pele do menino. Tem menino que já transou 1000 vezes e nunca partiu a pelinha. Então pode acontecer, mas não quer dizer que o menino que ainda tenha a pelinha seja virgem!


2) Qual o tempo normal de uma mestruação? É normal passar muito tempo sem mestruar (não estando grávida)?
R: Geralmente, uma mestruação dura de 3-10 dias. Passar um certo tempo sem mestruar, sabendo que não está grávida, pode ter vários motivos: a garota ser muito nova (o ciclo regulariza com a idade), baixo peso, dietas muito exageradas, estresse, infecções e alguns problemas hormonais. O certo é: passou dois a três meses sem menstruar ? Então vá ao médico para que ele veja se está tudo bem. É importante lembrar que a menstruação é um sinal de saúde, de que o corpo está funcionando bem. A falta dela deve ser analisada e investigada!{#}

3) "Fiz sexo anal, mas doeu e depois sangrou. É normal?" {#}
R: Normal é. Isso porque o ânus, nosso conhecido furico, não é como uma vagina, que possui todo um esquema de lubrificação. Aí na hora do vuco-vuco, com o ânus "seco" e vc ainda nervoso(a), acaba não sendo bom e causando esses probleminhas. Mas isso pode ser evitado, é só você usar lubrificantes (vende em farmácias e sex shops), que vão fazer o mesmo trabalho que os da vagina. Prefira os a base de água, que são mais agradáveis ao toque e cheiro (é só pedir, "quero um a base de água"). Outra coisa, é antes, durante e depois do sexo, ficar calmo(a), tranquilo(a) e pedir bastante carinho e respeito para a pessoa que está com vc. Se vc fica nervoso(a) ou apressado(a) também piora as coisas. RELAXAAAAAAAAAAA {#}

4) "Engolir gala faz mal?" {#}
R: Gala, gozo, esperma, porra...Tudo isso é o nome para "aquilo" que saí do pênis quando o cara atinge o orgasmo. Que nada mais é que lubrificantes, espermatozóides e açúcares. (mas, nem por isso é doce, viu ?). Engolir então, pelo que a gente tá vendo na composição, não faria mal. Acontece que algumas DSTs e até a AIDS podem ser transmitidas ou pelo contato entre o sangue (pode ter alguma ferida que você nem sabe que tem, de tão pequena que ela é) ou pelo contato com o micróbio que causa a doença. Então, não engula!!! Faça oral com camisinha mesmo...Aí quando o parceiro ejacular, cai tudo lá dentro ou usem um papel filme, algo que proteja a boca do(a) parceiro(a) na hora do sexo oral! Para o sexo oral em meninas também vale: camisinha ou papel filme. {#}

5) "qual o melhor momento para o adolescente visitar o urologista/ginecologista?"
R: muito legal essa pergunta! Porque apesar de todo mundo ter aquele medo de médico, é uma coisa muito legal. Todo mundo deveria ir quando sente vontade e, principalmente, quando está ficando adolescente, lá pelos 11- 12 anos. Vc poderá tirar dúvidas e ter explicações seguras sobre como seu corpo vai mudar e reagir à entrada na adolescência! Sem falar que estando mais preparado, vc não será pego de surpresa por qualquer problema ou coisinha que aparecer (só lembrando que quanto mais cedo se descobre um problema, maiores são as chances de resolver {#}). Então, a dica é: vá ao médico quando sentir que tem dúvidas e questionamentos que ele possa ajudar! Se você ainda não foi ou não pode ir quando quiser, lembre-se: os meninos devem ir ao urologista uma vez a cada dois anos e as meninas uma vez por ano.

Até a próxima !!!{#}